Leia também:
X Guga Chacra diz ser “absurdo” Lula culpar Ucrânia por guerra

Quem é Serguei Lavrov, ministro russo que vai se reunir com Lula

Homem de confiança de Putin terá agenda com o petista em Brasília

Paulo Moura - 17/04/2023 10h40 | atualizado em 17/04/2023 11h34

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov Foto: EFE/EPA/CHRISTIAN BRUNA

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov já está no Brasil, onde terá agendas nesta segunda-feira (17) com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A vinda de Lavrov ao país ocorre justamente em um momento no qual Lula parece tentar atenuar a culpa dos russos no conflito com a Ucrânia.

Nascido em 21 de março de 1950 em Moscou, ainda na União Soviética, o ministro é filho de pai armênio e mãe russa. Lavrov estudou no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou e se juntou ao Ministério das Relações Exteriores da União Soviética em 1972.

Entre 1976 e 1981, o atual ministro fez parte do Departamento para Organizações Internacionais do Ministério de Relações Exteriores Soviético. Já entre os anos de 1981 e 1988, ele ocupou o cargo de primeiro-secretário, assessor e assessor sênior da missão diplomática soviética nas Nações Unidas.

Com o fim da União Soviética, Lavrov foi o encarregado-chefe do Departamento para Relações Econômicas Internacionais no Ministério Russo de Relações Exteriores. Entre 1990 e 1992, ele serviu como diretor do Departamento para Organizações Internacionais e Problemas Globais do Ministério de Relações Exteriores.

HOMEM DE CONFIANÇA DE PUTIN
Na função de ministro das Relações Exteriores da Rússia desde 2004, Lavrov é tido como um homem de confiança do presidente russo Vladimir Putin. A respeito da guerra na Ucrânia, o ministro, logicamente, defende a invasão russa e protesta contra o que considera como tentativas do Ocidente de restringir a Rússia e dominar assuntos globais.

O ministro russo é um dos alvos de congelamento de bens nos EUA, Canadá, Reino Unido, União Europeia e também está proibido de entrar nos Estados Unidos desde o início do confronto com a Ucrânia, o que aconteceu em fevereiro de 2022.

COMPROMISSOS NO BRASIL
Lavrov desembarcou em Brasília no início da manhã desta segunda-feira (17). Em território brasileiro, estão confirmados encontros do ministro russo com o chefe das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e também com o próprio presidente Lula. Depois da visita de dois dias ao Brasil, o ministro russo visitará Cuba e Venezuela.

A chegada de Lavrov ao Brasil acontece em meio a declarações recentes de Lula que parecem ser de oposição aos Estados Unidos e de alinhamento maior com a Rússia e a China. Neste domingo, o petista disse, por exemplo, que a culpa pelo conflito entre os russos e a Ucrânia eram de ambos os países, apesar de a Rússia ter invadido o país vizinho.

– A decisão da guerra foi tomada por dois países – disse Lula em entrevista coletiva antes de deixar Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Além disso, na mesma conversa com jornalistas, Lula também acusou os Estados Unidos e a Europa de prolongarem a guerra na Ucrânia. Para o petista, americanos e europeus dão “contribuição” para o prosseguimento do confronto.

– A paz está muito difícil. O presidente [da Rússia, Vladimir] Putin não toma iniciativa de paz, o [presidente da Ucrânia, Volodymyr] Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra – declarou.

Leia também1 Guga Chacra diz ser "absurdo" Lula culpar Ucrânia por guerra
2 Carlos anuncia que deixará de administrar redes de Bolsonaro
3 Michelle diz que, no momento, não pretende ser candidata
4 Portugal convoca ato contra visita de Lula ao país; entenda
5 Papa defende João Paulo II de acusações em desaparecimento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.