Leia também:
X Portugal convoca ato contra visita de Lula ao país; entenda

Guga Chacra diz ser “absurdo” Lula culpar Ucrânia por guerra

Jornalista disse que a declaração de Lula de que Rússia e Ucrânia se equivalem no conflito "chega a ser ofensiva"

Paulo Moura - 17/04/2023 09h06 | atualizado em 17/04/2023 13h32

Lula ao lado de Xi Jinping Foto: PR/Ricardo Stuckert

Em um artigo publicado neste domingo (16), no site do jornal O Globo, o jornalista Guga Chacra criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela postura do petista em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia. No texto, o comunicador questionou as declarações recentes de Lula nas quais ele insiste em dizer que a Ucrânia tem tanta culpa quanto a Rússia pela guerra.

Chacra inicia o artigo, intitulado É absurdo Lula culpar Ucrânia por guerra, dizendo que “chega a ser ofensiva” a declaração de Lula de que os dois lados se equivalem no confronto. O jornalista também faz questão de ressaltar que todos os países têm o direito de se defender quando sua integridade territorial é atacada, como faz a Ucrânia.

Em outro ponto, o comunicador destaca que o envolvimento do Brasil na guerra, seja aplicando sanções à Rússia ou armando a Ucrânia, como outros países fizeram, é desnecessário. Chacra lembra que há outros embates ocorrendo ao redor do mundo, nos quais o Brasil não se envolve, como o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.

– [Não se envolver na guerra] seria um posicionamento normal e similar ao de todos os países da América Latina, Caribe, África, Oriente Médio e de quase todo o restante da Ásia. Cada país deve defender seus próprios interesses e o histórico de política externa brasileira realmente é o de não envolvimento em conflitos – destaca.

O jornalista finaliza o texto destacando que, em vez de se preocupar com a guerra na Europa, o petista deveria, na verdade, se concentrar em assuntos “onde o mundo quer sua liderança”, como as crises em países como Venezuela, Nicarágua, El Salvador e Haiti.

– No caso da Ucrânia, o presidente brasileiro tem seguido uma linha equivocada – completa Chacra.

Leia também1 Lula insiste que Ucrânia também tem responsabilidade por guerra
2 Bolsonaro condena política de Lula no exterior: "Vexame"
3 Lula acusa os EUA e a Europa de prolongarem guerra na Ucrânia
4 Lula está brincando ou vive em Nárnia, diz Rogério Marinho
5 Michelle Bolsonaro propõe CPI dos Móveis do Alvorada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.