Leia também:
X Ditadura venezuelana manda prender o opositor Juan Guaidó

Justiça peruana condena líder de partido marxista

Decisão ocorreu nesta sexta-feira

Pleno.News - 06/10/2023 20h26 | atualizado em 09/10/2023 18h59

Líder de partido marxista que levou Castillo à presidência do Peru é condenado (Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira (6), o médico Vladimir Cerron, líder do partido marxista Peru Livre, que levou Pedro Castillo à Presidência do Peru em 2021, foi condenado a três anos e meio de prisão pela Justiça do país.

– O Tribunal Penal Transitório de Apelações Especializado em crimes de corrupção de funcionários públicos de Junín condenou Vladimir Cerrón a três anos e seis meses de prisão pelo crime de conluio – informou a justiça na rede social X, antigo Twitter.

O tribunal analisou os termos de uma sentença de primeira instância que tinha condenado Cerrón a quatro anos de prisão em fevereiro.

Também foi imposto o pagamento de uma indenização civil, bem como sua inabilitação para ocupar qualquer cargo público durante os três anos e seis meses de prisão.

Além de comandar o Peru Livre, Cerrón foi governador da região de Junín entre 2011 e 2014, quando ocorreu o fato que levou à investigação do caso conhecido como Gran Aeródromo Wanka.

O tribunal de apelações também condenou Serafín Blanco e Luis García a três anos e meio de prisão como cúmplices.

TERMOS DA SENTENÇA
Ao ler a sentença, o tribunal destacou que há “provas circunstanciais” contra Cerrón pelo cometimento do crime e que não encontrou nenhuma “falha processual” na avaliação das provas pelo juiz de primeira instância.

A corte considerou que o juiz de primeira instância cumpriu com a avaliação de todas as provas documentais apresentadas pela acusação, pela parte civil e pela defesa do acusado.

Em janeiro de 2022, quando o julgamento do caso começou, o Ministério Público assegurou que Cerrón e o representante legal do consórcio Gran Aeródromo Wanka, Luis García, assinaram um contrato para a construção do terminal aéreo em Junín sem considerar o pronunciamento da Direção Geral de Políticas de Investimento do Ministério da Economia e Finanças.

De acordo com o Ministério Público, os envolvidos no caso fizeram um acordo para continuar com a admissão, avaliação, adjudicação e assinatura do contrato para a construção do aeroporto regional.

Por esse motivo, em fevereiro, o Sexto Tribunal Penal Unipessoal Supraprovincial Especializado em Corrupção do Tribunal Superior de Junín condenou Cerrón por conluio, juntamente com outras seis pessoas.

No início da audiência desta sexta-feira, o tribunal de apelações rejeitou um pedido da defesa de Cerrón para declarar a prescrição do processo, depois de declarar que os dez anos estabelecidos para esse tipo de pedido não haviam sido completados.

VÍNCULO COM CASTILLO
Vladimir Cerrón é um neurocirurgião peruano, de 52 anos, que lidera o partido autodenominado marxista Peru Livre, com o qual o professor Pedro Castillo venceu as eleições presidenciais peruanas de 2021.

Castillo permaneceu como chefe de Estado até 7 de dezembro, quando foi destituído do cargo pelo Congresso após tentar um autogolpe de Estado para governar por decreto, fechar o Parlamento e intervir no Judiciário.

Desde então, o ex-governante vem cumprindo duas ordens de prisão preventiva, a mais longa delas por 36 meses, enquanto está sendo investigado por supostamente ter cometido os crimes de rebelião e conspiração, bem como por supostamente ter liderado uma rede de corrupção dentro do governo que ele presidiu.

*EFE

Leia também1 Ditadura venezuelana manda prender o opositor Juan Guaidó
2 Biden diz que há possibilidade de encontrar Xi Jinping
3 Greve de professores em Portugal provoca fechamento de escolas
4 Irã: Jovem que teria sido agredida por não usar véu entra em coma
5 Nobel da Paz vai para ativista do direito das mulheres do Irã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.