Leia também:
X Em homenagem, Emirados projetam bandeira do Brasil

Fernández e Cristina Kirchner vencem eleição na Argentina

Vitória acontece em primeiro turno

Gabriela Doria - 27/10/2019 21h51 | atualizado em 27/10/2019 22h22

Alberto Fernández e Cristina Kirchner vencem eleições presidenciais na Argentina Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Com praticamente todas as urnas apuradas, na noite deste domingo (27), Alberto Fernández e Cristina Kirchner vencem as eleições presidenciais da Argentina. Até o momento, a chapa peronista tem 47,6 % e Mauricio Macri tem 40,8 %.

Na Argentina, um candidato vence em primeiro turno com índice superior a 45% ou acima de 40% mais diferença de dez pontos para o segundo colocado.

Qualquer que seja o resultado, os números mostram discrepância em relação às pesquisas, que apontavam para uma vitória avassaladora de Fernández.

Logo após o encerramento da votação, às 18h10, o ministro do Interior, Rogelio Frigerio, com rosto aparentemente abatido, pediu calma à população, dizendo que era necessário esperar os primeiros dados oficiais.

Frigelio afirmou que, por conta de denúncias de irregularidades em algumas mesas, era possível que alguns votos fossem impugnados. Pela manhã, o chefe de gabinete do governo, Marcos Peña, disse em um café com jornalistas que, caso a diferença fosse muito curta, seria necessário esperar até a contagem definitiva, voto a voto, que sairá em alguns dias.

No fim do dia, já no “bunker” de Macri, Peña voltou a pedir paciência até que a Justiça Eleitoral divulgasse todos os dados, “porque é preciso defender a democracia e a transparência, pois estamos seguros de que ainda é possível ir ao segundo turno”.

Às 18h15, Fernández surgiu no portão de seu prédio, no bairro de Puerto Madero, com os olhos marejados, disse “obrigado a todos, vocês sabem que não posso falar nada ainda, mas agradeço a todos, gosto muito de todos vocês”. E se despediu: “Até mais tarde”. Ele estava acompanhado da mulher, Fabíola Yañez.

O candidato kirchnerista publicou uma foto em seu Twitter em que faz a letra L com as mãos, e alusão ao movimento “Lula Livre”, e parabenizou o ex-presidente brasileiro pelo aniversário de 74 anos completados neste domingo.

– Também hoje faz aniversário meu amigo Lula, um homem extraordinário que está injustamente preso faz um ano e meio. Parabéns pra você, querido Lula. Espero te ver em breve – escreveu.

*Folhapress

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.