Leia também:
X Esposa de Joe Biden faz visita surpresa à Ucrânia

Estados Unidos anunciam novo pacote de sanções contra russos

Lista dos alvos inclui diretores de banco, emissoras de TV e uma empresa que fabrica armas

Pleno.News - 08/05/2022 15h59 | atualizado em 09/05/2022 11h24

Joe Biden em entrevista coletiva na Casa Branca Foto: STEFANI REYNOLDS / POOL / EFE

O governo dos Estados Unidos anunciou, neste domingo (8), sanções contra novas pessoas e instituições russas. Entre eles, 27 diretores do banco Gazprombank, as emissoras de televisão Channel One, Rossiya e NTV, e a empresa de armas Promtekhnologiya, como parte da resposta norte-americana ao conflito da Rússia contra a Ucrânia.

A Casa Branca anunciou as medidas depois da reunião virtual dos líderes do G7, em que discursou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Um funcionário do alto escalão do governo americano disse à imprensa que as sanções contra os diretores do Gazprombank buscam dar um “aviso” à instituição financeira.

Contudo, como as medidas de penalização não se dirigem ao banco em si, mas aos seus diretores, os integrantes do bloco comunitário poderão seguir fazendo transações com a Rússia, segundo a fonte. Washington também adotou sanções contra oito membros da cúpula do Sberbank, o mais importante entre os russos.

Como resultado das ações adotadas, neste domingo, ficam revogados os vistos que os sancionados poderiam ter para entrar nos Estados Unidos. Ao todo, a Casa Branca adotou medidas similares contra 2,6 mil pessoas, que fazem parte da elite russa ou integrantes do governo da Rússia e de Belarus.

A respeito dos meios de comunicação, os Estados Unidos acusam os veículos de terem se tornado parte da “máquina de propaganda” do presidente russo, Vladimir Putin. As três emissoras ficam proibidas de adquirir tecnologia que precisam para fazer transmissões, como câmeras e microfones fabricados nos Estados Unidos.

Além disso, Washington anunciou sanções contra a Promtekhnologiya, empresa que produz rifles e outras armas usadas pelas tropas russas na Ucrânia, assim como contra sete companhias de navegação, que possuem e operam 69 navios e uma empresa de reboque marítimo.

*EFE

Leia também1 Pacheco afirma que Congresso não abre mão do teto de gastos
2 Tarcísio é homenageado com rap improvisado por Jay Ice
3 Esposa de Joe Biden faz visita surpresa à Ucrânia
4 STJ condena Globo a indenizar promotora em R$ 350 mil
5 No Dia das Mães, Bolsonaro faz homenagem para dona Olinda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.