Leia também:
X Elaine de Jesus e Alexandre: “É um milagre não estarmos lá”

França quer eliminar o termo “raça” da Constituição

Proposta ainda precisa passar pelo Senado para ser aprovada

Jade Nunes - 12/07/2018 15h11

O presidente da França, Emmanuel Macron Foto: EFE/Charles Platiau

A França deu, nesta quinta-feira (12), um primeiro e simbólico passo para eliminar a palavra “raça” de sua Constituição graças a uma primeira votação da Assembleia Nacional francesa.

A França “assegura a igualdade em relação à lei de todos os cidadãos sem distinção de sexo, de origem ou de religião”, diz na nova redação apoiada por unanimidade, ao invés de “sem distinção de origem, raça ou de religião”.

Segundo explicaram à Agência Efe fontes da Assembleia Nacional, é um primeiro passo para a aprovação final, porque ainda é preciso passar pelo Senado, algo que seguramente acontecerá depois do verão europeu.

No final de junho, a Liga Internacional Contra o Racismo e o Antissemitismo (Licra) pediu que o atual processo de reforma da Constituição francesa seja aproveitado para eliminar a palavra “raça” na Carta Magna pelas conotações negativas.

Os deputados franceses começaram nesta semana a debater a controversa reforma da Constituição impulsionada pelo presidente do país, Emmanuel Macron, que quer fazer com que as instituições sejam mais eficazes, mas que, segundo a oposição, debilita o Legislativo em benefício do Governo.

Trata-se da primeira reforma da Carta Magna francesa desde 2008.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Foto de modelo nua no Muro das Lamentações é leiloada
2 Modelo posa entre tubarões e é atacada por um deles
3 Trump alerta União Europeia sobre crise migratória

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.