Leia também:
X Áustria fechará mesquitas que disseminam extremismo

Cerca de 1,6 mil imigrantes devem ir para prisões nos EUA

São os índices mais altos desde que Donald Trump assumiu o poder

Ana Luiza Menezes - 08/06/2018 19h12

Desde que Donald Trump assumiu o poder, a permanência de imigrantes reduziu drasticamente no país Foto: EFE/ SHAWN THEW

O Governo dos Estados Unidos anunciou vai transferir cerca de 1,6 mil imigrantes ilegais para prisões federais por falta de espaço nos centros de detenção para imigrantes.

Nesta quinta-feira (7), o Serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA (ICE) afirmou que o atual aumento de cruzamentos de fronteiras ilegais e a implementação da política de tolerância zero do Departamento de Justiça foram os causadores da falta de espaço.

– O ICE está trabalhando para atender a demanda adicional de espaço de detenção para imigrantes – explicou a porta-voz Danielle Bennett.

Ela disse ainda que a reclusão de migrantes em prisões federais tem a previsão de ser temporária, até que o ICE amplie sua capacidade com a abertura de novos centros de detenção ou até que diminua a onda de cruzamentos nas fronteiras.

Cerca de 1 mil dos 1,6 mil imigrantes ilegais serão transferidos para uma prisão em Los Angeles (Califórnia). Os restantes seguiram para presídios no Texas, Oregon, Washington e Arizona.

As pessoas detidas enfrentam possibilidade de uma possível deportação, embora ainda estejam esperando a chance de apresentar seus casos perante juízes de imigração.

Em maio, os Estados Unidos prenderam mais de 50 mil imigrantes ilegais que cruzaram a fronteira sul com o México pelo terceiro mês consecutivo. Trata-se do número mais alto desde que Donald Trump assumiu o poder, quando reduziu drasticamente as chegadas de pessoas de outros países.

Com o detidos no mês passado, praticamente triplicou o número dos detidos em comparação a maio do ano anterior.

*Com informações da Agência EFE

 

 

Leia também1 EUA: Manifestantes querem suspensão do veto migratório
2 Brasileiro é deportado após passar 30 anos nos EUA
3 EUA poderão investigar redes sociais de quem pedir visto

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.