Caças dos EUA interceptam dois bombardeiros russos

Comando de Defesa disse que aeronaves russas entraram na chamada Zona de Identificação da Defesa Aérea

Pleno.News
Caças dos EUA interceptam 2 bombardeiros russos perto do Alasca Foto: EFE/ Norad

Um caça americano interceptou dois bombardeiros russos ao longo da costa do Alasca na segunda-feira (19). O episódio marcou mais um capítulo de uma quase rotineira história de provocações e manobras de resposta perto do espaço aéreo de defesa dos EUA.

De acordo com o Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano (Norad), dois bombardeiros estratégicos Tu-95, apoiados por dois caças Sukhoi Su-35 e um avião de monitoramento Beriev A-50, entraram na chamada Zona de Identificação da Defesa Aérea (ADIZ), mas em nenhum momento sobrevoaram o espaço aéreo dos EUA ou do Canadá.

Leia também

Em seguida, um caça F-22 americano passou a seguir a formação aérea russa, acompanhado por uma aeronave KC-135 de reabastecimento e uma de monitoramento Boeing E-3 (AWACS).

Os aviões russos permaneceram uma hora e meia na zona de identificação, uma área no espaço aéreo internacional considerada de importância estratégica de defesa para antecipar incursões ou ataques, e chegaram a ficar a apenas 30 milhas náuticas da costa do Alasca.

– A agilidade e a preparação de nosso pessoal garante o sucesso na abordagem de potenciais ameaças aeroespaciais com a resposta certa na hora certa – disse o general Glen D. VanHerck, comandante da Norad.

*Com informações da Agência EFE

Mais Lidas