Leia também:
X Gerente denuncia manipulação do Google contra Donald Trump

EUA processam o Google por monopólio de sistema de buscas

Ação foi protocolada pelo Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos

Pleno.News - 20/10/2020 15h41 | atualizado em 20/10/2020 16h45

EUA processam o Google por monopólio de sistema de buscas Foto: Pixabay

O Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira (20), a abertura de um ação judicial antitruste contra o Google, acusado de adotar práticas ilegais para manter o monopólio dos mecanismos de busca no país. O processo foi protocolado na Corte Distrital de Washington D.C.

O caso marca o maior desafio legal dos EUA contra uma companhia dominante do setor de tecnologia em duas décadas, e tem potencial de abalar o Vale do Silício. Em comunicado, o órgão alega que a gigante de tecnologia responde por quase 90% das pesquisas online nos EUA e exerce condutas anticompetitivas para garantir o controle do mercado.

Entre as alegações, o DoJ cita a proibição de que usuários do sistema operacional Android deletem o aplicativo de buscas de seus aparelhos, além de parcerias firmadas com a Apple para que a plataforma tenha exclusividade no navegador Safari.

Para o Departamento, as ações do Google têm efeito prejudicial sobre a concorrência e consumidores, reduzem a qualidade no setor e forçam anunciantes a pagarem mais do que o necessário.

– Esse processo atinge o cerne do controle do Google sobre a internet para milhões de consumidores, anunciantes, pequenas empresas e empresários americanos em dívida com um monopolista ilegal – declarou o procurador-geral, William Barr.

FALHAS NA AÇÃO
A Alphabet, controladora do Google, chamou de “profundamente falho” o processo antitruste aberto pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra a gigante da tecnologia. “As pessoas usam o Google porque escolhem – não porque são forçadas ou não encontram alternativas”, argumentou a companhia, em publicação no Twitter.

*Estadão

Leia também1 Gerente denuncia manipulação do Google contra Donald Trump
2 Trump quer que filho de Biden seja investigado antes da eleição
3 Famosos contra Trump viram alvo de piada após ameaças
4 Brasil e EUA assinam acordo que facilita comércio entre os países
5 EUA: Donald Trump vai a culto e ouve que será reeleito

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.