Leia também:
X Presidente argentino estará na posse de Bolsonaro

Artistas cubanos acabam presos antes de protesto

Manifestação seria contra decreto em Havana, capital do país

Ana Luiza Menezes - 04/12/2018 21h56

Havana, Cuba Foto: Pexels

Vários artistas cubanos foram presos, na segunda-feira (3), pela tentativa de realizar um protesto na capital do país, Havana. O objetivo deles era promover uma manifestação contra uma nova lei que refrearia a criatividade, aumentando a censura contra a cultura.

Uma das personalidades detidas foi Tania Bruguera, que foi abordada pela polícia logo pela manhã. Ela tinha acabado de sair de casa e ia para o prédio do Ministério da Cultura a fim de encontrar os outros artistas.

Tania já tinha sido presa anteriormente em função de seus manifestos contra o governo. Sua mãe, Argelia Fernandez, explicou a uma agência de notícias que mesmo já tendo sido encarcerada, sua filha optou por apoiar os demais opositores do país.

No seu perfil do Facebook, a artista já tinha postado uma foto afirmando que era contrária ao decreto 349. Na publicação, além de uma foto, ela declarou que se fosse presa faria greve de fome e sede.

A nova lei é uma das primeiras assinadas por Miguel Díaz-Canel desde que sucedeu Raúl Castro como presidente, em abril. Para o governo de Cuba, os opositores são mercenários pagos pelos Estados Unidos para enfrentar a liderança local. Por isso, a punição a eles inclui prisões curtas aos dissidentes.

É provável que o decreto de lei 349 comece a vigorar a partir de sexta-feira. Segundo a liderança do país, o único objetivo da medida é impedir a sonegação fiscal e a disseminação de uma pseudo-cultura manipulada por contrarrevolucionários.

Leia também1 Presidente argentino estará na posse de Bolsonaro
2 EUA dão prazo para a Rússia cumprir tratado de armas
3 Veja o luxuoso, e polêmico, avião presidencial do México

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.