Leia também:
X Brad Pitt e Leo Di Caprio vão estrelar filme de Tarantino

Morte de Haroldo de Andrade completa 10 anos

Comunicador faleceu no dia 1º de março de 2008, no Rio de Janeiro

Gabriel Gontijo - 01/03/2018 14h25 | atualizado em 01/03/2018 14h46

Haroldo de Andrade morreu aos 73 anos Foto: Divulgação

Há dez anos, o Brasil perdeu um dos maiores nomes do rádio: Haroldo de Andrade. Ele nasceu em 1° de maio de 1934, em Curitiba, Paraná. E começou a carreira aos 15 anos na Rádio Clube Paranaense.

Aos 19 anos, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro e estreou na Rádio Mauá com o programa Musifone. No início dos anos 60, foi contratado pela Rádio Globo e apresentou o Programa Haroldo de Andrade, líder de audiência por 40 anos.

O programa ficou famoso pelos debates populares e pelo bom-dia, levado ao ar no início da atração. Nesse quadro, Haroldo fazia crônicas diárias ao som do Concerto nº 1 de Tchaikovsky, tocado pela orquestra de Ray Conniff.

A produtora de rádio Karla de Lucas trabalhou 12 anos com Haroldo na Globo. Ela falou ao Pleno.News como entrou para a equipe e como era conviver com o comunicador.

– Eu já trabalhava na Globo, com o Afonso Soares. Mas o José Carlos Cataldi saiu da produção e o Haroldo me convidou para fazer parte da equipe do programa dele. Fiz o teste e passei. Ele era muito reservado, mas era um grande profissional. Participava ativamente das reuniões de pauta e ouvia atentamente toda a equipe – lembrou de Lucas.

O jornalista Alex de Souza trabalhou com o comunicador na Rádio Haroldo de Andrade por quatro anos. Para ele, esse período foi praticamente uma universidade, pois aprendeu muito com o comunicador. Ele também foi o primeiro a informar sobre a morte do radialista.

– Eu apresentava o programa Sábado a 1.060 e, em determinado momento, notei uma correria no estúdio de gravação, que ficava de frente para o principal. No final da tarde, por volta das 18 h, o Walmir Bento (operador do Haroldo) falou que o Haroldão tinha falecido e que toda a programação ia mudar. Eu pedi calma pra todo mundo e dei a notícia.

Souza recordou que, depois disso, os ouvintes ligaram para a rádio querendo mais detalhes. Após encerrar o seu programa, ele foi até onde Haroldo estava internado, o Hospital Pró-Cardíaco em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

O comunicador morreu vítima de complicações de diabetes aos 73 anos. Ele foi homenageado em 2011, com a inauguração de um busto na estação de metrô da Glória.

Leia também1 Parabéns, Cidade Maravilhosa! Rio de Janeiro faz 453 anos
2 Feliciano defende direitos da família na Rádio Jovem Pan
3 Após polêmica, rádio Jovem Pan cede espaço para Feliciano

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.