Leia também:
X Weintraub para quem fizer o Enem: “Vai dar tudo certo”

Enem: Ministro pede cuidado com fake news sobre a prova

Exame começa neste domingo com linguagens, ciências humanas e redação

Paulo Moura - 03/11/2019 08h26 | atualizado em 03/11/2019 08h27

Primeira prova do Enem 2019 acontece neste domingo Foto: Ananda Migliano/Ofotográfico/Folhapress

Em cadeia nacional de rádio e TV na noite deste sábado (2), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, orientou estudantes que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir deste domingo (3) a se informar sobre o exame por canais oficiais do governo para evitar notícias falsas.

– Faço aqui um reforço e um apelo: procure se informar pelos canais oficiais do MEC e do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais]. Duvide de informações que são compartilhadas nas redes sociais. Podem ser fake news – afirmou Weintraub no pronunciamento de quase quatro minutos.

No programa, o ministro deu orientações sobre o que levar para o local do exame, como caneta de tinta preta, e sobre o porte de telefone celular. Neste ano, pela primeira vez qualquer som emitido por aparelhos eletrônicos durante a realização do Enem causará a eliminação do candidato.

Weintraub também disse, a partir do ano que vem, terá início o Enem Digital. A proposta, que será progressiva e tem previsão atingir a totalidade das provas em 2026, começará como um modelo-piloto com 50 mil participantes de 15 capitais.

– Como foi anunciado em julho pelo Ministério da Educação, esta será a última edição totalmente em papel. A partir de 2020, daremos início ao Enem Digital, mais uma ação inovadora do governo do presidente Jair Bolsonaro, uma modernidade que trará mais conforto para você e economia aos cofres públicos – disse o ministro.

Nas redes sociais, Abraham Weitraub também falou sobre o Enem em um vídeo que começa com o ministro da Educação tocando piano.

– Fica tranquilo. Vai dar tudo certo. Não é mais hora de estudar, ficar nervoso. Para um pouco, escuta uma música, tenta jantar uma coisa leve, relaxar um pouco. Vai dar tudo certo amanhã [domingo] – completou.

Os candidatos farão neste domingo (3) as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O Enem continua no dia 10, quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e matemática.

*Folhapress

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.