Leia também:
X Alunos vandalizam posse de reitor nomeado por Bolsonaro

Deputados protocolam PL contra uso de gênero neutro em escolas

Parlamentares ingressaram com medida após instituição no Rio de Janeiro afirmar que adotaria estratégia no ambiente escolar

Paulo Moura - 12/11/2020 14h09

Escola Estadual no Rio de Janeiro Foto: Reprodução

Os deputados estaduais Anderson Moraes e Márcio Gualberto, ambos do Partido Social Liberal (PSL), protocolaram um projeto de lei (PL) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com o objetivo de evitar a utilização do chamado “gênero neutro” no ensino da Língua Portuguesa. A medida foi tomada após uma escola da capital carioca declarar que adotaria tal estratégia.

A proposta, que é intitulada como “medidas protetivas ao direito dos estudantes do estado do Rio de Janeiro ao aprendizado da Língua Portuguesa, de acordo com as normas cultas e orientações legais de ensino”, surgiu após uma circular do Colégio Franco-Brasileiro avisar aos pais que a instituição passaria a usar “estratégias gramaticais de neutralização de gênero nos espaços formais e informais da instituição” com o objetivo de promover o “respeito à diversidade e da valorização das diferenças”.

Ao contrário da escola, os parlamentares discordaram do uso da estratégia e afirmaram, no projeto de lei, que o uso do gênero neutro “não traz nenhum benefício aos alunos e dilapida o patrimônio gramatical”. Além disso, os deputados argumentaram que foram os próprios pais dos alunos matriculados no local que recorreram a eles, para que a adoção da medida fosse revogada.

No texto, a PL estabelece que “fica expressamente proibida a denominada ‘linguagem neutra’ na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos”.

Como punição, a regra afirma que “a violação do direito do estudante estabelecido acarretará sanções às instituições de ensino privadas e aos profissionais de educação que concorrerem em ministrar conteúdos adversos aos estudantes, prejudicando direta ou indiretamente seu aprendizado à língua portuguesa culta”.

Leia também1 Colégio "inova" e adota terceiro gênero: "Querides alunes"
2 Brasileira professora de Libras concorre ao Nobel da Educação
3 PF aponta que jovem de 25 anos tinha plano de matar Bolsonaro
4 Confira: Cinco coisas que o Papai Noel faz e você não sabia!
5 Jair Bolsonaro reclama: 'Tem que deixar de ser um país de maricas'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.