Leia também:
X Brasileira professora de Libras concorre ao Nobel da Educação

Alunos vandalizam posse de reitor nomeado por Bolsonaro

Estudantes atiraram ovos em convidados e fizeram barulho na frente de hospital universitário da UFPB

Pleno.News - 12/11/2020 13h31 | atualizado em 12/11/2020 14h12

Alunos fizeram confusão do lado de fora da UFPB Foto: Reprodução

Estudantes fizeram uma confusão e chegaram a atirar ovos em convidados da cerimônia de posse do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, em João Pessoa, na noite de quarta-feira (11). Gouveia foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para um mandato de quatro anos na instituição, através de um decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 5 de novembro.

A posse aconteceu no Hospital Universitário Lauro Vanderley (HULW), também na capital paraibana. Apesar do local demandar silêncio do lado de fora, os alunos gritavam palavras como “golpista” e “fascista” para o novo reitor e chegaram até a sujar um dos convidados, o deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), com ovos.

A ESCOLHA DO NOVO REITOR
A confusão criada durante a posse foi motivada, segundo os manifestantes, pelo fato de que o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, não nomeou a candidata mais votada na lista tríplice proposta pela UFPB.

A lista, formada pelo Conselho Universitário (Consuni), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Curador da UFPB foi aberta para uma consulta on-line à comunidade universitária, em 26 de agosto. Na ocasião, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega tiveram 47 votos; os professores Isac Medeiros e Regina Celi, contaram com 45; e os docentes Valdiney Gouveia e Liana Albuquerque, não foram votados.

Entretanto, como o próprio nome indica, a votação é apenas uma consulta e não tem obrigação oficial de ser atendida pelo presidente da República. De acordo com o decreto 1916/1996, os gestores das instituições federais são nomeados “pelo Presidente da República, escolhidos dentre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição, ou por outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para este fim”.

Leia também1 Brasileira professora de Libras concorre ao Nobel da Educação
2 Professora que acusou Bolsonaro de matar Marielle é demitida
3 Filha de Belo é presa e cantor desabafa: "Estou arrasado"
4 Colégio "inova" e adota terceiro gênero: "Querides alunes"
5 Gazeta do Povo decide manter Constantino como colunista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.