Leia também:
X MEC aciona Polícia Federal por suspeitas de ataque virtual

Brasileiros ganham prêmio em Olimpíada de Astronomia

Estudantes garantiram três medalhas em evento internacional

Paulo Moura - 13/08/2019 11h34

Estudantes representaram o Brasil em evento de Astronomia na Hungria Foto: Reprodução

Estudantes brasileiros conquistaram três medalhas na 13ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada em Keszthely, na Hungria. O evento, que terminou no último sábado (10), teve participação de 254 estudantes de 47 países.

Os premiados pelo Brasil foram os estudantes: Raul Basilides Gomes, Giovanna Girotto e Luã Santos, ambos com medalha de bronze. Além deles, o país também conquistou menções honrosas com Bruna Junqueira de Almeida e Lucas Shoji.

A competição olímpica abrangeu provas teóricas, práticas e de análise de dados. Os candidatos foram selecionados entre mais de 100 mil participantes da prova de nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2018. Deste total, cerca de 5.300 fizeram três provas na fase online da seleção.

Foram então classificados 150 estudantes para as provas presenciais, e os 30 melhores passaram por dois treinamentos classificatórios, para, enfim, ser escolhida a equipe, que passou por mais uma semana de treinamento intensivo com astrônomos em Vinhedo, São Paulo, durante o primeiro semestre deste ano.

Leia também1 MEC aciona Polícia Federal por suspeitas de ataque virtual
2 MEC abre inscrições em bolsas remanescentes do Prouni
3 Unesco diz que rede federal é melhor que escolas privadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.