Leia também:
X MEC abre inscrições em bolsas remanescentes do Prouni

MEC aciona Polícia Federal por suspeitas de ataque virtual

Hipótese foi levantada por conta de instabilidade em sistemas do Ministério da Educação

Paulo Moura - 08/08/2019 11h05 | atualizado em 08/08/2019 11h07

Sistema do ProUni é um dos que estão sob suspeita de ataque Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal para investigar supostos indícios de ataques a sistemas online da pasta. Sistemas do ProUni e Fies estão tendo instabilidade, pelo menos, desde a semana passada, e ficaram fora do ar por alguns períodos, o que chamou a atenção do órgão.

O ministério não descarta alterações em prazos para estudantes, uma vez que os funcionamentos ainda não foram totalmente estabilizados, mas não anunciou nada por enquanto. As inscrições para bolsas remanescentes do Prouni estão abertas até o dia 30 de setembro. Para quem ainda não estiver matriculado em uma instituição de ensino, o prazo atual termina dia 16 de agosto.

A ideia é que haja prorrogação de prazo em período igual à indisponibilidade, caso o governo apure a necessidade. O governo não divulgou quais são os indícios do suposto ataque. O superintendente regional do Distrito Federal da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, disse que ainda não teve acesso às informações e que, portanto, não há investigação formal.

– Desconheço ainda os ataques. Acabamos de ser informados da ocorrência de possíveis indícios de anormalidade no ministério. Está sendo enviado para a polícia – disse.

Também foram afetados outros dois sistemas operacionais da pasta: o Simec (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação), que faz a interface com municípios e estados para a prestação de contas de obras, por exemplo, e o Presença, usado para o envio de relatórios de assiduidade de estudantes cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família.

*Folhapress

Leia também1 MEC abre inscrições em bolsas remanescentes do Prouni
2 Unesco diz que rede federal é melhor que escolas privadas
3 Após crise na UFMT, MEC quer usar dinheiro da Lei Rouanet

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.