Leia também:
X Após crise na UFMT, MEC quer usar dinheiro da Lei Rouanet

Unesco diz que rede federal é melhor que escolas privadas

Estudo da organização aponta bom desempenho na infraestrutura das escolas federais do país

Paulo Moura - 31/07/2019 12h24 | atualizado em 31/07/2019 12h25

Escolas federais tem bons resultados em avaliação de estrutura pela Unesco Foto: Reprodução Cefet/RJ

Um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nesta quarta (31), apontou que as condições de estrutura da rede federal de ensino são melhores que as apresentadas pela rede privada. A publicação usou dados oficiais do governo federal para elaborar os indicadores.

Coordenado pelas professoras Maria Teresa Gonzaga e Flavia Pereira Xavier, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o estudo analisou itens como a existência de banheiros dentro do prédio escolar, energia elétrica, laboratórios de internet e de ciências, auditório, além de estruturas ligadas a acessibilidade como Braille e rampas de acesso.

Para realizar a avaliação, as professoras cruzaram informações do Censo Escolar com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos anos de 2013, 2015 e 2017. No quesito “infraestrutura geral” do ano de 2017, as escolas federais ficaram com média de 8,2 pontos em uma escala de 0 a 10, enquanto a rede privada fez 6,7 pontos no mesmo período.

A professora Maria Teresa destacou que as escolas com condições melhores de infraestrutura também são escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais alto. A pesquisa ainda apontou que as escolas da rede federal lideram a avaliação também em quesitos como acesso a serviços, instalações do prédio, ambiente prazeroso, espaços pedagógicos e acessibilidade.

Leia também1 Após crise na UFMT, MEC quer usar dinheiro da Lei Rouanet
2 UFMT não paga contas de luz e fornecimento é cortado
3 Vestibular só para trans foi cancelado, anuncia Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.