Leia também:
X PIB do Brasil fecha 2019 com alta de 1,1%, aponta IBGE

PIB: Ministério da Economia aponta melhora substancial

Pasta apontou que evolução foi baseada na crescimento consistente do PIB privado

Pleno.News - 04/03/2020 11h31

PIB apresentou alta em 2019 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Após a divulgação de que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 1,1% em 2019, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia informou que a atividade manteve sua trajetória de alta e que a composição do indicador apresentou melhora substancial.

O dado do ano passado, apresentado nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, é menor do que o projetado inicialmente pelo mercado e consolidou 2019 como o terceiro ano seguido de fraco crescimento da economia brasileira.

– A composição do PIB indica uma melhora substancial, com aumento consistente do crescimento do PIB privado e do investimento privado, de forma que a economia passa a mostrar dinamismo independente do setor público – disse a secretaria por meio de nota.

O ministério afirma que o aumento no consumo das famílias e do investimento, acompanhado por uma queda do consumo do governo, reforçam tendência de crescimento do PIB privado em substituição do setor público.

De acordo com os dados do IBGE, o consumo das famílias cresceu 1,8% em 2019. Os investimentos registraram alta de 2,2%. No sentido oposto, o consumo do governo recuou 0,4% no período.

– Os resultados melhores do setor privado são reflexos da política econômica que foca no aumento da produtividade, corrigindo a má alocação de recursos e fortalecendo a consolidação fiscal – diz a nota.

*Folhapress

Leia também1 PIB do Brasil fecha 2019 com alta de 1,1%, aponta IBGE
2 Orçamento: Governo envia projeto para resolver impasse
3 Banco Central dos EUA corta juros devido ao coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.