Leia também:
X Câmara aprova texto-base da PEC dos precatórios em 2º turno

Portal conservador anuncia ‘congelamento’ de atividades

RenovaMídia apontou falta de segurança jurídica no Brasil

Pleno.News - 09/11/2021 23h08 | atualizado em 10/11/2021 09h48

Portal RenovaMídia anunciou o “congelamento” de suas atividades (Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

O portal RenovaMídia anunciou o “congelamento” de suas atividades. Um comunicado alega “falta de segurança jurídica no Brasil”.

– Infelizmente, não há mais segurança jurídica no país para um jornal independente, sem amarras políticas, manter suas atividades. Além da perseguição por parte de parlamentares, como ficou bem evidente na CPI da Pandemia, temos um Supremo Tribunal Federal que ameaça dia após dia a liberdade de expressão com medidas autoritárias e antidemocráticas. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas, em parceria com a grande mídia, continuam sua campanha de cerceamento da propagação do conteúdo e do financiamento dos jornais de pequeno porte – diz trecho da nota.

No texto, o fundador, Tarciso Morais, diz que “o Google reduziu em mais de 90% o retorno financeiro” do portal.

– Para se ter uma ideia da dimensão deste ataque das big techs ao jornalismo independente, o Google reduziu em mais de 90% o retorno financeiro da RenovaMídia com mídia programática nos últimos anos.

Morais revela que ainda existe a possibilidade de seu trabalho ser retomado, porém isso dependerá de uma “mudança no cenário político brasileiro”.

– É importante enfatizar que existe a possibilidade de retornarmos aos trabalhos, desde que ocorra uma mudança no cenário político brasileiro.

Leia, abaixo, o comunicado na íntegra:

Comunicado
RenovaMídia sai do ar por falta de segurança jurídica no Brasil
Após quase seis anos de muito trabalho, é com pesar que anuncio o congelamento das atividades jornalísticas da RenovaMídia.

Ao longo deste período, nós mantivemos uma cobertura em tempo real do Brasil e do mundo, sempre pautados por fatos, deixando os leitores formarem suas próprias opiniões.

No entanto, infelizmente, não há mais segurança jurídica no país para um jornal independente, sem amarras políticas, manter suas atividades.

Além da perseguição por parte de parlamentares, como ficou bem evidente na CPI da Pandemia, temos um Supremo Tribunal Federal que ameaça dia após dia a liberdade de expressão com medidas autoritárias e antidemocráticas.

Enquanto isso, as gigantes tecnológicas, em parceria com a grande mídia, continuam sua campanha de cerceamento da propagação do conteúdo e do financiamento dos jornais de pequeno porte.

Para se ter uma ideia da dimensão deste ataque das big techs ao jornalismo independente, o Google reduziu em mais de 90% o retorno financeiro da RenovaMídia com mídia programática nos últimos anos.

Escrevo este comunicado para agradecer ao apoio de todos os leitores que sempre valorizaram nosso trabalho e impulsionaram nosso conteúdo nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

É importante enfatizar que existe a possibilidade de retornarmos aos trabalhos, desde que ocorra uma mudança no cenário político brasileiro.

Portanto, tenho fé que este comunicado não é um adeus, mas um até breve!

Deus abençoe a todos!

Tarciso Morais
Fundador da RenovaMídia

Leia também1 Allan compara Alexandre de Moraes a estuprador
2 Twitter suspende novo perfil criado por Allan dos Santos
3 Defesa de Allan dos Santos entra com pedido para evitar prisão
4 Allan dos Santos dá aviso ao STF: "Não vão me encontrar calado"
5 Em nota pública, Terça Livre anuncia fim de suas atividades

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.