Senador quer abrir investigação contra CPI da Covid
Parlamentar enxerga "desequilíbrio" entre poderes
Pierre Borges - 09/04/2021 13h14 | atualizado em 09/04/2021 14h55

Nesta sexta-feira (9), o senador Carlos Viana anunciou no Twitter que irá colher assinaturas para iniciar uma investigação contra a decisão “monocrática” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso de instaurar uma CPI da Covid, para investigar omissões do Governo Federal no combate à pandemia.
Para o senador, “a decisão monocrática do ministro Barroso é um completo desrespeito entre os Poderes da República”. Ele argumenta ainda que “o ativismo judicial chegou a um limite perigoso e inconstitucional”. O parlamentar declarou que “é hora do Senado Federal dar uma resposta corajosa ao STF”.
Viana busca 27 assinaturas de senadores para propor uma “investigação constitucional” e disse que já comunicou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a iniciativa. Ele afirmou que “o Senado tem o dever de dar resposta firme e constitucional para o reequilíbrio entre os Poderes da República”.
Com o apoio dos aliados de Bolsonaro, incluindo o da deputada Carla Zambelli, Viana destacou que “qualquer decisão ou denúncia não será feita de forma individual”.
Comuniquei ao presidente @rpsenador que vou iniciar coleta de assinaturas para uma investigação constitucional sobre a decisão monocrática do ministro Barroso. O Senado tem o dever de dar resposta firme e constitucional para o reequilíbrio entre os Poderes da República.
— Carlos Viana (@carlosaviana) April 9, 2021
Leia também1 Pacheco avalia que CPI da Covid será usada como "palanque"
2 Barroso 'manda' presidente do Senado instaurar a CPI da Covid
3 Bolsonaro sobre Barroso: 'Falta coragem moral e sobra ativismo'
4 Pacheco diz que atenderá ao STF e irá instalar a CPI da Covid
5 Após decisão do STF, Bolsonaro defende manter igrejas abertas