Leia também:
X Governador Eduardo Leite pede ao STF para intimar Bolsonaro

Pacheco avalia que CPI da Covid será usada como “palanque”

Presidente do Senado declarou que decisão do ministro Barroso de determinar instalação da comissão foi equivocada

Paulo Moura - 09/04/2021 07h45 | atualizado em 09/04/2021 09h21

Pacheco conversa com jornalistas sobre CPI da Covid Foto: Agência Senado/Pedro França

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), falou na noite de quinta-feira (8) sobre a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar que a Casa instale a Comissão Parlamentar de Inquérito, conhecida como CPI da Covid. Em entrevista a jornalistas, Pacheco classificou a decisão como “equivocada”.

– Eu considero que é uma decisão equivocada, que invoca precedentes inadequados para o momento do país. O Brasil hoje está num momento de absoluta excepcionalidade, talvez a maior da nossa história, não da nossa geração, mas da nossa história de brasileiros. Então, isso foi desconsiderado pela decisão – declarou.

Pacheco também reforçou que a Comissão Parlamentar de Inquérito provavelmente terá um papel político-eleitoral, sendo utilizada pelos participantes como um tipo de “palanque”, o que ele acredita ser completamente inapropriado para o momento de pandemia.

– A CPI poderá ser um papel de antecipação de discussão político-eleitoral de 2022, de palanque político, o que é absolutamente inapropriado para este momento da nação – disse Pacheco.

Ele destacou que, pela natureza de uma CPI, que recebe informações sigilosas, ouve testemunhas e analisa documentos, os trabalhos devem acontecer de forma presencial, mas afirmou que trabalhará para garantir a saúde dos participantes da comissão.

– [A decisão] será cumprida a partir da semana que vem. Na primeira sessão, será lido o requerimento. Já determinei aos partidos que indiquem os seus membros. Repito: cuidarei para que o funcionamento da CPI possa garantir a saúde dos senadores, dos servidores e daqueles que sejam intimados a comparecer – acrescentou Pacheco.

Em um ofício enviado ao STF, a advocacia do Senado chegou a afirmar que a eventual criação da comissão não contribuiria para o “imediato combate” à Covid.

Questionado sobre quem presidirá a CPI e quem ficará com a relatoria, Pacheco disse que isso ainda será analisado. O presidente do Senado falou que não aguardará a análise da ação judicial no plenário virtual do STF.

Leia também1 Governador Eduardo Leite pede ao STF para intimar Bolsonaro
2 Queiroga manda cientista de Biden não se meter: 'Do Brasil, cuido eu'
3 Bolsonaro critica Doria durante jantar: 'É um vagabundo, c******'
4 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 22,1 milhões
5 Software israelense foi muito importante na investigação, diz delegado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.