Leia também:
X Jogador de vôlei se desculpa por enquete sobre dar tiro em Lula

Pacheco: “Impeachment não é a solução de todos os males”

Presidente do Senado rebateu críticas por "engavetar" pedidos de destituição contra ministros do STF

Lucas Dias - 31/01/2023 18h05 | atualizado em 31/01/2023 19h49

Rodrigo Pacheco Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta terça-feira (31), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que é preciso pacificar as relações entre os Três Poderes e defendeu que a Casa Legislativa não seja palco de “revanchismos”. O parlametnar ainda refutou as críticas que recebeu por “engavetar” pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista à GloboNews, Pacheco avaliou que destituir autoridades não é “a solução de todos os males”. Vale lembrar que, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), Pacheco rejeitou um pedido de impeachment feito pelo próprio ex-presidente contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

– Quando se fala de impeachment de ministro do STF, eu de fato arquivei um pedido, porque não havia justa causa, não havia fundamento e, mais que isso, não havia conveniência política e votos para uma medida tão drástica, de tanta ruptura, como é o impeachment, tanto para ministro do Supremo, quanto para presidente da República. É uma aversão enganosa de que o impeachment é capaz de pacificar, de ter a solução de todos os males, quando definitivamente não é – declarou Pacheco.

O líder do Senado ainda defendeu que não se pode “banalizar o instituto de impeachment no Brasil”.

Durante a entrevista, o parlamentar também foi indagado sobre as críticas que vem recebendo de colegas de partido em razão de uma suposta influência que ele recebe do ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

– Tenho consideração pelo senador Davi Alcolumbre, e ele integra esse grupo, junto com tantos outros senadores e senadoras, que busca ter no Senado Federal um Senado que não seja palco de revanchismo e retaliação a outros poderes, mas, ao contrário, um palco de construção positiva com Executivo e Judiciário, num momento em que temos oportunidade para isso – afirmou Pacheco.

Leia também1 STF abrirá ano judiciário com discurso de Lula e Pacheco
2 Lula reclama por ainda morar em hotel e critica Bolsonaro
3 Flávio Dino diz que PF fará novas prisões nos próximos dias
4 MPE: Ministro usou R$ 565 mil do fundão de forma irregular
5 Sergio Moro declara voto em Marinho e cita oposição ao PT

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.