Leia também:
X Doria: Uso de máscaras será obrigatório até o fim do ano

Não há “poder moderador”, diz Cármen sobre Forças Armadas

Ministra rechaçou as declarações de Augusto Heleno

Pierre Borges - 17/08/2021 14h00 | atualizado em 17/08/2021 14h22

Ministra Cármen Lúcia do STF Foto: STF/Nelson Jr.

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta terça-feira (17) a falta de harmonia entre os três Poderes e as declarações do ministro general Augusto Heleno sugerindo algum tipo de interferência das Forças Armadas no governo.

Cármen afirmou que as Forças Armadas não são um poder mediador e que não há um “quarto poder” no Brasil.

– Não há poder moderador no Estado brasileiro. […] As Forças Armadas ajudam enormemente a Justiça Eleitoral, na época das eleições de São Gabriel da Cachoeira a Santo Angelo no Rio Grande do Sul. Mas elas não são um poder à parte, porque a Constituição disse quais são os poderes da República, no artigo segundo, o Legislativo, Executivo e Judiciário. Não temos quarto poder hoje – declarou Cármen em entrevista ao jornal O Globo.

Em uma referência mais direta à fala de Heleno sobre o artigo 142 da Constituição, a ministra do STF citou o artigo 142 da constituição.

– [As Forças Armadas] estão no artigo 142 como instituição, para a garantia da ordem pública, e podem agir por iniciativa de qualquer dos poderes. A autoridade suprema é o presidente da República, mas, no mesmo artigo, que fala na garantia da lei e da ordem, estabelece que é por iniciativa de qualquer dos poderes – argumentou.

Ela também defendeu a harmonia entre os Poderes e criticou o clima de “xingamentos, afrontas e desatendimentos” envolvendo principalmente o Judiciário e o Executivo.

– Uma sociedade não pode viver com essa audição permanente de xingamentos, de afrontas, de desatendimento à harmonia que é exigência constitucional – afirmou.

Leia também1 Heleno cita artigo 142: "Está na Constituição, pode ser usado"
2 'Forças Armadas trabalham em cima do que está no artigo 142'
3 "Tudo em vão", diz veterano que perdeu as pernas no Afeganistão
4 Doria: Uso de máscaras será obrigatório até o fim do ano
5 Terrorista do Talibã liga para âncora da BBC, ao vivo, em jornal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.