Leia também:
X Justiça eleitoral do Ceará cassa todos os deputados do PL

Gabriela Hardt desiste da Lava Jato e aguarda transferência

Existe a possibilidade do juiz Eduardo Appio reassumir a Vara de Curitiba

Pleno.News - 30/05/2023 16h35 | atualizado em 30/05/2023 17h20

Gabriela Hardt Foto: Gil Ferreira/ agência CNJ

A juíza Gabriela Hardt manteve o pedido para ser transferida da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, onde cuida dos processos remanescentes da Operação Lava Jato. Ela assumiu como substituta do juiz Eduardo Appio, que foi afastado do cargo em meio a um processo administrativo.

Gabriela pediu transferência para Florianópolis (SC). O requerimento ainda será analisado pelo Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Se o pedido for aceito, um novo juiz será designado para assumir as ações da Lava Jato que ainda tramitam na Justiça Federal do Paraná. São cerca de 240 procedimentos penais em curso.

O TRF-4 abriu um chamado interno para os magistrados que têm interesse na remoção. As transferências só podem acontecer entre as Varas da Justiça Federal da 4ª Região – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O pedido de Gabriela foi feito antes dela reassumir a Lava Jato. A juíza ainda poderia desistir da remoção, mas ela manteve o pedido. O prazo para desistência terminou nesta segunda-feira (29).

Depois que voltou aos holofotes da Lava Jato, Gabriela foi chamada para dar explicações na Câmara dos Deputados, em um procedimento que arrastou seu pai, o engenheiro Jorge Hardt Filho, diagnosticado com Alzheimer. A 13ª Vara Federal de Curitiba também foi alvo de uma fiscalização relâmpago.

Gabriela Hardt voltou a conduzir, temporariamente, os processos remanescentes da Lava Jato depois do afastamento do juiz Eduardo Appio. O TRF-4 abriu uma investigação interna para apurar se ele se passou por outra pessoa em uma ligação para o filho do desembargador Marcelo Malucelli, o advogado João Malucelli, que também é sócio do senador Sergio Moro. A juíza já havia substituído Moro quando ele deixou a magistratura, em 2018.

Existe a possibilidade, embora remota, de o juiz Eduardo Appio reassumir a Vara de Curitiba. Ele entrou com um recurso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tentar voltar ao cargo.

*AE

Leia também1 CNJ fará correição na 13ª Vara e TRF4 após pedido de Appio
2 PGR não vê brincadeira em fala de Moro sobre Gilmar Mendes
3 Inscrição para lista tríplice da PGR está encerrada; veja nomes
4 STF anula sentença de Eduardo Cunha a quase 16 anos de cadeia
5 Churrasco de Lula: Merval critica "promiscuidade de Brasília"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.