Leia também:
X Rosângela Moro ironiza Mário Frias “Mais útil na Malhação”

De colete do IBGE, Bolsonaro é o primeiro a responder ao Censo 2022

Tradição do instituto é para incentivar a população

Monique Mello - 01/08/2022 17h52 | atualizado em 01/08/2022 18h39

Bolsonaro com o presidente do IBGE, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto Foto: Reprodução/YouTube Foco do Brasil

Na manhã desta segunda-feira (1°), o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu no Palácio da Alvorada o presidente do IBGE e um pesquisador do Censo Demográfico 2022. Mantendo a tradição, o chefe do Executivo foi o primeiro a responder ao Censo 2022.

– Estou aqui com o presidente do IBGE e com o Gabriel, que me entrevistou. Sou o primeiro a ser entrevistado pelo Censo 2022 – disse Bolsonaro ao lado do presidente do instituto, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.

Começar os trabalhos de entrevistas com o presidente da República tem como objetivo estimular as pessoas a participarem do Censo.

– Nós estamos começando agora, durante 3 meses, agosto, setembro e outubro, que todas as residências brasileiras recebam o IBGE bem para que a gente entreviste todos os domicílios e façamos o recenseamento. Começamos hoje com o presidente da República – disse Rios Neto.

O presidente do IBGE também salientou que o órgão “enfrentou as agruras” de dois adiamentos do Censo Demográfico, mas chegou ao melhor formato que se podia imaginar. O último Censo Demográfico foi em 2019. O de 2020 foi adiado em razão da pandemia de Covid-19 e o de 2021 em razão de cortes orçamentários.

Bolsonaro também apareceu ao lado do presidente do IBGE em seu tradicional encontro com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada. Trajando o colete do IBGE, o presidente reforçou que foi o primeiro brasileiro a responder à entrevista: “Fui o 01”.

Eduardo Luiz Neto aproveitou para pedir que as pessoas recebam os recenseadores. Bolsonaro, por sua vez, disse aos apoiadores para terem “cuidado com perguntas capciosas”.

Leia também1 Luiz Fux: Sistema eleitoral é dos mais confiáveis do mundo
2 PGR acusa Moraes de violar sistema acusatório em inquérito
3 Ministro contraria presidente do STJ, e José Arruda fica inelegível
4 'Racismo existe, mas não se pode generalizar', diz Rebelo de Sousa
5 ONU: Humanidade está a “um erro de cálculo” da “aniquilação”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.