Leia também:
X Isis Valverde anuncia saída da Globo após 17 anos na emissora

‘Racismo existe, mas não se pode generalizar’, diz Rebelo de Sousa

Presidente de Portugal comentou caso de racismo sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

Pleno.News - 01/08/2022 16h01 | atualizado em 01/08/2022 16h15

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa Foto: EFE/EPA/ESTELA SILVA

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, se manifestou a respeito do caso de racismo sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. O episódio envolveu Bless e Títi, filhos do casal de atores, em um restaurante na Costa da Caparica, no sábado (30).

Um vídeo que circulou nas redes sociais durante o final de semana mostrou a artista discutindo com uma mulher. Na gravação em questão, Giovanna aparece visivelmente irritada e discute com uma mulher do lado de fora do que parece ser o restaurante em que ela, os filhos e o marido Bruno Gagliasso estavam. Em determinando momento da discussão, a artista diz que a mulher é uma “racista nojenta”.

Rebelo de Sousa concedeu uma entrevista exclusiva ao blog Portugal Giro, e condenou atos de racismo.

— Todo ato de racismo ou xenofobia é condenável e intolerável. Isso é o básico em uma democracia. É inadmissível — declarou.

Segundo ele, é importante entender que nem todo português é racista.

— Racismo é um fenômeno que existe na sociedade portuguesa, não negamos isso, mas não é possível generalizar a todo português. Não pode ser generalizado, dizendo que todo português é racista ou que há uma campanha contra os brasileiros. Do contrário, não explicava a vinda de uma imensa comunidade brasileira. Ninguém é sadomasoquista. Se achassem que não se sentiam bem em Portugal, não vinham. Frequento as praias mais próximas de Lisboa para um mergulho na hora do almoço. A maioria na areia é de brasileiros e africanos. Ainda hoje, fui mergulhar e o grupo com que falo mais é de brasileiros, negros majoritariamente. E as escolas da periferia levam as crianças nesta época, encontro com elas e mais da metade são crianças imigrantes. E nestas praias fica claro que não podemos dizer que o racismo é generalizado em Portugal — disse.

O presidente português também fez considerações a respeito do aumento de brasileiros que estão indo para o país. Ele frisou que “não há nenhuma coisa contra o brasileiro”.

— Não há nenhuma coisa contra o brasileiro. Há um fenômeno nunca antes existente de imigração do Brasil para Portugal e é transversal a todas as classes econômicas. E a grande maioria é trabalhadora por conta de empresas, não são independentes. Estão chegando e se integrando em um ritmo impressionante. É uma população que, acima dos 200 mil, ninguém sabe quanto são, porque há brasileiros chegando todos os dias. Participam de forma intensa da sociedade portuguesa. Se há fenômeno interessante, do ponto de vista cultural e político, é o peso desta comunidade na sociedade portuguesa – comentou.

Leia também1 Giovanna Ewbank deu tapa em mulher que praticou racismo
2 Thiago Gagliasso se solidariza com os sobrinhos após racismo
3 Gafe: Mais Você exibe macacos ao comentar caso de racismo
4 Giovanna Ewbank confirma que filhos foram vítimas de racismo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.