Bolsonaro questionará Queiroga sobre máscaras em crianças
Presidente afirmou que também vai acionar o Conselho Federal de Medicina para comentar sobre a medida
Paulo Moura - 09/11/2021 11h35 | atualizado em 09/11/2021 11h50

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (9) que questionará o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 por crianças. A declaração foi dada em uma entrevista concedida ao Jornal da Cidade Online. Na ocasião, o presidente declarou que também acionará o Conselho Federal da Medicina (CFM) sobre o tema.
– No tocante à máscara, eu vou ligar para o presidente do Conselho Federal de Medicina. Eu conheço ele de poucos contatos aqui, em Brasília. E [vou] ver se ele dá opinião sobre isso daí. Agora, vou cobrar do Queiroga. A minha opinião sabem qual é – ressaltou o líder.
Bolsonaro declarou que “uma criança com máscara é como se com adenoide tivesse”, pois ficaria, segundo ele, respirando pela boca.
O presidente ainda criticou uma determinação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), para obrigar o uso da proteção facial por parte de crianças acima dos três anos de idade, em escolas do estado.
– Nós temos que respeitar a autonomia do médico e devemos consultar as pessoas certas sobre isso, e não o governador, que quer posar agora, no meu entender, como uma pessoa que está defendendo a vida do teu filho, do teu neto. Não é verdade isso aí. No meu entender, tem muito mais um viés político do que científico em uma decisão dessas – declarou.
Sobre o tema, o ministro Marcelo Queiroga afirmou, no dia 8 de outubro, ser “absolutamente contrário” às leis que obrigam o uso de máscaras contra a Covid-19.
Em outra ocasião, durante uma conversa com a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), publicada nas redes sociais no dia 23 de outubro, o ministro ressaltou que tais leis “mais prejudicam do que ajudam”.
Leia também1 Vídeo: Em Nova Iorque, repórter da Globo é hostilizado na rua
2 WhatsApp testa nova função que permite reunir grupos. Entenda!
3 Secretário municipal de SP é exonerado após apoiar Leite
4 Professor é preso 19 anos após matar ladrões que o assaltaram
5 PEC dos Precatórios: Weber nega pedidos para anular votação