Leia também:
X Domingo será o Dia Global de Oração e Jejum

Bolsonaro diz que governos pagarão encargos trabalhistas

Presidente lembrou artigo da CLT em que custos de fechamento de empresas são de responsabilidade local

Paulo Moura - 27/03/2020 10h56 | atualizado em 27/03/2020 11h01

Bolsonaro conversa com jornalistas Foto: Pleno.News

Ao deixar o Palácio da Alvorada nesta sexta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que governadores e prefeitos que forem responsáveis pelo fechamento do comércio em seus estados e cidades terão que se responsabilizar pelos encargos trabalhistas, conforme determinado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

– Tem um artigo na CLT que diz que todo empresário, comerciante que for obrigado a fechar seu estabelecimento por decisão do respectivo chefe do Executivo, os encargos trabalhistas quem paga é o governador e o prefeito, tá ok? Fecharam tudo. Era uma competição quem ia fechar mais – afirmou.

O artigo citado pelo presidente é o de número 486 e faz parte do capítulo 5 da CLT, que trata sobre rescisões. O item diz que, em caso de paralisação motivada por autoridade pública, o pagamento das indenizações deverá ser feito pelo governo responsável.

– No caso de paralisação temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo responsável – diz o texto.

Apesar das declarações, dois dos principais motores econômicos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, seguem com grande parte de seus comércios fechados. O presidente Jair Bolsonaro tem feito críticas frequentes quanto à essa política, que ele afirma ser “extrema”.

Leia também1 Senador Arolde defende GLO contra Witzel e João Doria
2 Malafaia detona João Doria e reforça apoio a Bolsonaro
3 Ajuda aos informais passará para R$ 600, diz Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.