Leia também:
X MPF defende cotas para trans em edital para auditor fiscal

Ala do MDB critica Lula por deixar Tebet de “escanteio”, diz colunista

Membros do partido avaliam que o PT rouba para si o prestígio de propostas protagonizadas por aliados

Thamirys Andrade - 17/01/2024 18h35 | atualizado em 17/01/2024 19h37

Foto do lançamento do programa Pé de Meia Foto: Ricardo Stuckert / PT

Segmentos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) estão descontentes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por consideram que o Partido dos Trabalhadores (PT) tende a tomar para si o prestígio de projetos que tiveram protagonismo de aliados de outras legendas. As informações são do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

O último episódio que gerou mal-estar ocorreu nesta quarta-feira (17), quando a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), e o deputado-federal, Rafael Brito (MDB-AL), foram deixados no canto da foto de lançamento do programa Pé de Meia, uma das bandeiras defendidas pelo MDB.

A proposta, que institui um incentivo financeiro para estudantes do Ensino Médio de baixa renda, foi inspirada em uma iniciativa de Brito. Já Simone Tebet impôs como condição que o projeto fosse aprovado, em troca de seu apoio a Lula nas eleições de 2022.

– É o PT sendo PT. Buscando todo o protagonismo para si e escanteando aliados na hora de colher os louros – declarou um integrante do MDB, que pediu para não ser identificado.

Na foto do lançamento da proposta, aparecem ao lado do presidente Lula o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e os parlamentares Tábata Amaral (PSB), Pedro Uczai (PT) e Teresa Leitão (PT). Todos eles seguram o documento que sanciona o projeto. Já Tebet, Brito e o senador Alessandro Vieira (MDB-RS) foram posicionados no canto da foto.

O caso se soma a outros episódios que desagradaram integrantes do partido. Para eles, Lula não deu a honra merecida ao autor da proposta original, Baleia Rossi, que é presidente do MDB. Além disso, atuou diretamente na saída de Marta Suplicy do governo do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a fim de que ela concorresse na chapa rival, de Guilherme Boulos (PSOL) e se filiasse ao PT.

Leia também1 Barroso diz que Brasil pode perder soberania da Amazônia
2 Amoêdo defende desoneração da folha: "Haddad está correto"
3 Nikolas questiona desfecho do caso do hacker que invadiu redes de Janja
4 Feliciano comenta caso de Patrícia Lélis: "Me deve indenização milionária"
5 Governador Ronaldo Caiado é submetido a cirurgia em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.