Leia também:
X Tebet diz que apoiou dra. Nise após ataques na CPI da Covid

Justiça do RJ expede alvará de soltura de Monique Medeiros

Mãe do menino Henry Borel deve ser solta nesta segunda-feira

Paulo Moura - 29/08/2022 13h57 | atualizado em 29/08/2022 14h03

Monique Medeiros durante audiência em fevereiro Foto: TJRJ/Brunno Dantas

A Justiça do Rio de Janeiro expediu, na manhã desta segunda-feira (29), o alvará de soltura de Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, morto em março de 2021. Com isso, a professora deve deixar o Instituto Penal Santo Expedito, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta segunda.

Na última sexta-feira (26), o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogou a prisão preventiva de Monique e determinou que ela responda em liberdade ao processo pela morte do filho. Na decisão, o ministro considerou que não era possível manter a prisão “sem a descrição de circunstâncias concretas que justifiquem a medida”.

– Não se pode decretar a prisão preventiva baseada apenas na gravidade genérica do delito, no clamor público, na comoção social – declarou.

Antes de ter a liberdade concedida pelo ministro João Otávio de Noronha, a defesa de Monique teve um habeas corpus analisado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, Gilmar considerou que a prisão de Monique se justificava “diante da gravidade concreta dos delitos praticados”.

Após a decisão que determinou a soltura da mãe de Henry, o pai do menino, Leniel Borel, disse que a determinação do ministro era “um absurdo”.

– Mataram meu filho mais uma vez em uma decisão unilateral do Judiciário brasileiro. É muito triste, como pai, ter que lutar todo dia e ainda assim ver que o sistema beneficia, em vez da vítima, o assassino. É um absurdo, e vou tentar recorrer, sim – disse ele ao G1.

Leia também1 Tebet diz que apoiou dra. Nise após ataques na CPI da Covid
2 TSE ordena remoção imediata de post de Eduardo B. contra Lula
3 Inspeção termina, e TSE começa a lacrar o sistema das urnas
4 Vera Magalhães já zombou de episódio vivido por Damares
5 Saiba quando acontecerão os próximos debates presidenciais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.