Leia também:
X Inspeção termina, e TSE começa a lacrar o sistema das urnas

TSE ordena remoção imediata de post de Eduardo B. contra Lula

Determinação partiu da ministra Maria Claudia Bucchianeri

Pleno.News - 29/08/2022 13h00 | atualizado em 29/08/2022 13h08

Deputado federal Eduardo Bolsonaro Foto: Câmara dos Deputados/Nilson Bastian

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção imediata de uma publicação feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro no Twitter afirmando que houve “grave descontextualização” de uma declaração dada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O post dizia que o petista iria “acabar com o emprego dos motoboys” ou “acabar com a modalidade” de “trabalho por aplicativo”, o que, segundo Maria Claudia “jamais aconteceu”. Segundo a ministra “jamais houve” qualquer afirmação de Lula “no sentido de ‘encerramento’ dessas funções ou de proibição do trabalho por aplicativo, mas, apenas, a intenção de revestir tais postos de trabalho de mais direitos e garantias”.

– O caso, portanto, é de grave descontextualização discursiva que subverteu e desvirtuou por completo o conteúdo da mensagem divulgada, com aptidão para induzir os eleitores e as eleitoras a erro, em especial os que são vinculados a esse setor, a respeito do real pensamento de determinado candidato sobre assunto de relevante interesse público – disse a ministra em despacho assinado na noite deste domingo (28).

Segundo a magistrada, a descontextualização de falas de Lula “descambou na criação de um conteúdo discursivo jamais dito, a autorizar a intervenção corretiva da Justiça Eleitoral, como forma de assegurar mínima higidez do ambiente informativo, em cujo contexto o cidadão eleitor deve formar sua escolha”.

*AE

Leia também1 Fake no debate: Lula não foi inocentado no STF e na ONU
2 Rosângela Moro sobre Lula em debate: "Envergonha o Brasil"
3 Inspeção termina, e TSE começa a lacrar o sistema das urnas
4 Saiba quando acontecerão os próximos debates presidenciais
5 Soraya rebate crítica de Flávio Bolsonaro: "Traidores da Pátria"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.