Frente fria muda direção de nuvem de gafanhotos

Monitoramento indica que insetos devem continuar na Argentina

Pleno.News
Frente fria muda direção de nuvem de gafanhotos que se aproximava do RS Foto: Reprodução

Diante da ameaça da chegada de gafanhotos, o governo do Rio Grande do Sul reforçou o monitoramento da fronteira Oeste do estado. Além disso, na quarta-feira (24), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural divulgou que ventos favoreciam a chegada dos insetos, porém o avanço de uma frente fria na área mudou a rota dos gafanhotos, que devem continuar na Argentina.

O fiscal agropecuário Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, disse que o governo tem trocado informações com o país vizinho. As informações são do portal G1.

Leia também

– Ficamos em contato com a Senasa [serviço de sanidade da Argentina], nossos técnicos na fronteira, a rede de escritórios da Emater, que atua nessa vigilância e o contato com os produtores – contou.

O fiscal estadual da secretaria, Juliano Ritter, que tem feito o monitoramento diário reforçou que o vento, que determina a movimentação dos insetos, está ajudando o Brasil a escapar da ameaça.

– Nosso trabalho é verificar o ingresso no estado. Monitorei todo dia ontem [quarta], áreas de pastagem próximas a Argentina, produtores de Hortaliças. O vento, que é o que determina a movimentação deles, está nos ajudando – falou Ritter.

Até o momento, nenhum sinal dos gafanhotos foi visto na Fronteira Oeste.

Um boletim do governo da Argentina também citou a questão das baixas temperaturas.

– Com dia nublado e temperaturas mais baixas, ainda não se registrou o movimento da nuvem – informou.

Mais Lidas