CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Presidente da Eslováquia se isola por causa do coronavírus

Nuvem de poeira vinda da África se aproxima dos EUA

Fenômeno é comum nesta época do ano, mas quantidade em 2020 está acima do normal

Paulo Moura - 24/06/2020 14h00 | atualizado em 24/06/2020 14h01

Nuvem de poeira vinda do Saara chegou no Caribe Foto: Reprodução

Uma enorme nuvem de poeira vinda do Saara atingiu os céus do Caribe e se aproxima dos Estados Unidos nesta semana. No horizonte caribenho, o céu tradicionalmente azul deu lugar a uma densa névoa marrom. Com a qualidade do ar prejudicada, as autoridades intensificaram os pedidos para uso de máscaras.

O fenômeno é geralmente bastante comum nesta época do ano com fortes ventos quentes sobre o deserto do Saara normalmente levantando e a transportando por milhares de quilômetros através do Oceano Atlântico para as Américas. O anormal desta vez, porém, é que o fenômeno está visível, ao contrário de outros anos.

– É a pior coisa que vi desde que começamos os registros. Estamos vendo uma massa muito mais espessa de partículas de poeira em suspensão. É muito mais distinto e notável – disse Evan Thompson, diretor do Serviço Meteorológico da Divisão na Jamaica.

A nuvem se deslocou para o leste do Caribe no último fim de semana, e na terça-feira (23) estava em Hispaniola, Jamaica, Porto Rico e no leste de Cuba. Seu avanço continua para o oeste e para a América Central, além do sul dos Estados Unidos.

Para evitar os danos à saúde, as autoridades locais estão alertando os moradores a ficarem em casa o maior tempo possível e a usarem máscaras, especialmente aqueles que já possuíam alguma comorbidade respiratória.

– O uso de uma máscara facial é recomendado nessa situação, além do fato de já ser necessário para a prevenção do Covid-19 – disse o principal meteorologista de Cuba, José Rubiera, em sua página no Facebook.

Leia também1 Restaurantes poderão doar refeições não vendidas
2 Brasil ultrapassa a marca de 600 mil curados da Covid-19
3 Presidente da Eslováquia se isola por causa do coronavírus
4 Alerta aos pais! Entenda o que são os círculos pedófilos
5 Nuvem de gafanhotos avança pela Argentina rumo ao Brasil

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo