Leia também:
X Temer e Sarney desistem de comício com Haddad e Huck

Ministério da Agricultura emite alerta sobre gafanhotos

Fenômeno vem sendo monitorado em tempo real por autoridades brasileiras

Rafael Ramos - 24/06/2020 15h39

Nuvem de gafanhoto pode atingir o Brasil Foto: Reprodução

Diante da ameaça da nuvem de gafanhotos atingir o Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que especialistas argentinos acreditam que a praga deve seguir em direção ao Uruguai. Entretanto, foi emitido um alerta para que as Superintendências Federais de Agricultura tomem medidas de controle da praga caso a nuvem adentre pelo país, em especial no estado do Rio Grande do Sul.

As autoridades brasileiras estão em contato permanente com argentinos, bolivianos e paraguaios por meio do Grupo Técnico de Gafanhotos do Comitê de Sanidade Vegetal (COSAVE). O caso vem sendo acompanhado em tempo real para que se consiga minimizar os efeitos de um eventual surto no Brasil.

– Esta praga está presente no Brasil desde o século XIX e causou grandes perdas às lavouras de arroz na região sul do país nas décadas de 1930 e 1940. Desde então, tem permanecido na sua fase isolada que não causa danos às lavouras, pois não forma as chamadas nuvens de gafanhotos. Recentemente, voltou a causar danos à agricultura na América do Sul, em sua fase gregária (formação de nuvens) – disse uma nota emitida pelo Mapa.

View this post on Instagram

Uma nuvem de gafanhotos que veio do Paraguai, onde destruiu lavouras de milho, está próxima de chegar no território brasileiro após alcançar a Argentina. De acordo com autoridades do governo argentino, a chegada da nuvem no país ocorreu no fim da semana passada e deve acontecer também no Brasil.⠀ ⠀ Saiba mais em nosso site (link na bio @plenonews) e nos stories.⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀ #PlenoNews #Gafanhotos #NuvemDeGafanhotos #Paraguai #Argentina #Brasil ⠀

A post shared by Pleno.News (@plenonews) on

De acordo com o Ministério, os fatores que levaram ao fenômeno ainda estão sendo avaliados. Acredita-se que uma das prováveis causas esteja relacionada a questões climáticas, como temperatura, índice da chuva e dinâmica dos ventos.

Leia também1 Terremoto no México deixa mortos e feridos. Veja fotos!
2 Nuvem de poeira vinda da África se aproxima dos EUA
3 Pastor e filho morrem de Covid em intervalo de 11 dias
4 Terremotos atingem o México e acionam alerta de tsunami

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.