Leia também:
X Grupo dono das marcas Itaipava e Petra pede recuperação judicial

Preço dos remédios deve subir até 5,6% a partir de sábado

Consumidores deverão pesquisar em lojas diferentes para encontrar os melhores preços

Leiliane Lopes - 28/03/2023 20h25 | atualizado em 29/03/2023 10h30

Medicamentos ficarão mais caros Foto: Pixabay

O Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Sindusfarma) prevê aumento no preço dos remédios de até 5,6% a partir do próximo sábado (1º). Essa mudança deve atingir cerca de 10 mil medicamentos.

A atualização nos preços acontece anualmente e é feita pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) e tem como base os fatores de produtividade, ajustes do setor e também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Com a alta dos preços, o consumidor precisa pesquisar em várias farmácias diferentes para encontrar o melhor preço, pois, de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a diferença dos remédios pode passar de 300%.

A instituição cita como exemplo dois medicamentos genéricos que podem ser encontrados por valores muito diferentes no mercado brasileiro. O omeprazol chega a ter uma variação de 384%, enquanto que o atenolol, usado por hipertensos, tem variação de 91,9% de uma farmácia para outra.

– O Idec recomenda que o consumidor, primeiro de tudo, pesquise, nunca aceite o primeiro preço que ele encontrar, ele pode fazer isso na internet, ligando na farmácia. Uma outra coisa é avaliar a participação em programas como Farmácia Popular, faz muita diferença um programa como esse e ele pode dar desconto de até 90% em alguns medicamentos – disse a coordenadora do Programa de Saúde, Ana Carolina Navarrete, em entrevista à Agência Brasil.

Leia também1 Após Lula, Rui Costa se afasta de compromissos por forte gripe
2 Ministro da Justiça acusa CACs de venderem armas para facções
3 Vídeo: Policiais neutralizaram trans que matou 6 pessoas em escola cristã
4 STF manda governo do Rio pagar indenização por bala perdida
5 Lionel Messi ganha estátua e é igualado a Pelé e Maradona

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.