Leia também:
X Ceará monitora caso suspeito de variante indiana do coronavírus

UE planeja doar 100 milhões de vacinas anticovid ainda este ano

Afirmação foi feita pela presidente da Comissão Europeia na abertura do G20 da Saúde

Pleno.News - 21/05/2021 17h02 | atualizado em 21/05/2021 17h14

Imunizantes contra a Covid-19 Foto: Freepik

A União Europeia (UE) planeja doar pelo menos 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 a países pobres até o final de 2021, segundo anunciou nesta sexta-feira (21) a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do G20 da Saúde em Roma.

O objetivo desse evento é garantir “que as vacinas cheguem a todo o mundo”, não só exportando, mas também ajudando na capacidade de produção dos países; e, nesse sentido, Von der Leyen confirmou que a “equipe Europa” doará 100 milhões de doses aos países em desenvolvimento ainda este ano.

Von der Leyen e o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, abriram hoje a reunião do G20 da Saúde em busca de medidas para prevenir futuras pandemias e formas de estender a cobertura vacinal.

O anfitrião Draghi, uma vez que a Itália ocupa a presidência rotativa do G20, abriu o fórum destacando “a importância da cooperação internacional” e do multilateralismo para enfrentar as crises de saúde atuais e as possíveis futuras.

– Enquanto nos preparamos para a próxima pandemia, a nossa prioridade deve ser assegurar que todos superemos juntos a atual – comentou o primeiro-ministro italiano.

Na mesma linha, a presidente da Comissão Europeia salientou que esta crise demonstrou “o quanto precisamos uns dos outros” e destacou o trabalho da comunidade científica e dos funcionários da saúde, aos quais agradeceu por seus esforços.

Esta edição do G20, o primeiro grande evento mundial sobre segurança sanitária desde o início da pandemia, será realizada virtualmente e coordenada a partir de Villa Panphilj, em Roma, por Draghi e Von der Leyen, que participam presencialmente.

A edição reunirá autoridades sanitárias das 20 maiores economias do mundo, que representam mais de 80% da riqueza mundial e 60% da população, mas também representantes da sociedade civil, e estará aberto na internet.

Cientistas de todo o mundo também participarão no fórum, bem como outras figuras no campo da pesquisa, como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e Hugh Evans, cofundador da Global Citizen.

A sessão plenária começou às 13h30 (horário local, 8h30 de Brasília) e durará quatro horas e meia, durante as quais falarão ministros de países do G20, entre eles o chanceler brasileiro Carlos França.

*EFE

Leia também1 Ceará monitora caso suspeito de variante indiana do coronavírus
2 China diz apoiar debate sobre quebra de patente de vacinas
3 Vacina da BioNTech é 70% a 75% eficaz contra variante da Índia
4 Variante indiana chega ao Brasil. Entenda por que ela é perigosa
5 União Química produz primeiro lote brasileiro da Sputnik V

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.