Leia também:
X Brasil chega a mil mortes pelo novo coronavírus

Filha de idosa de 94 anos diz que fé a curou da Covid-19

Italiana vive no Rio de Janeiro desde os anos 50

Pleno.News - 10/04/2020 19h14 | atualizado em 10/04/2020 20h13

Idosa de 94 anos é curada da Covid-19 Foto: Divulgação/UFRJ

Nesta quarta-feira (8), uma idosa de 94 anos recebeu alta do hospital Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, após o diagnóstico confirmar que ela havia sido curada da Covid-19.

Trata-se da italiana Giusepinna Nerozzi de Souza, que mora desde 1950 no Rio de Janeiro. Ela foi enfermeira na Segunda Guerra Mundial e atendeu soldados que atuaram na Alemanha, Áustria e Hungria. Decidiu se mudar para o Brasil após conhecer um militar brasileiro, com quem se casou e teve dois filhos.

Atualmente, mora com a filha Millena, de 43 anos. Após a cura da mãe, a filha falou sobre o enfrentamento da doença e afirmou que a cura veio por sua mãe ser uma mulher de fé.

– Ela tem muita fé e é muito destemida. Ela tinha confiança, mas ao mesmo tempo tinha receio – contou a filha ao jornal Folha de S. Paulo.

Millena também afirmou que a idosa sofre com uma comorbidade que poderia agravar o seu quadro.

– Fiquei muito preocupada quando ela foi internada. Ela é muito lúcida e ativa. Mas é uma senhora de 94 anos com comorbidade. Ela tem bronquiectasia (espécie de inflamação nos brônquios), pois foi fumante por muito tempo – disse a filha.

Giusepinna foi internada com um quadro clínico de pneumonia. O teste confirmou dias depois se tratar da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Nos primeiros dias, pôde ter a companhia da filha. Mas o quadro se agravou e teve de ser transferida para a UTI.

Ela não precisou ser intubada, mas sofreu um infarto no hospital. Depois da fase mais grave, a italiana teve uma melhora no quadro até quarta, quando teve alta. Ela deixou o hospital da UFRJ, na Ilha do Fundão, após dez dias de cadeira de rodas sob aplausos da equipe de médicos.

– Ver a paciente sair daqui curada, sob aplausos, nos encoraja a enfrentar o que ainda está por vir – disse o diretor geral, Marcos Freire.

*Folhapress

Leia também1 Idoso de 99 anos é curado da Covid-19 e agradece médicos
2 Time italiano entrega comida e máscaras a torcedores idosos
3 Projeto que facilita inscrição na Tarifa Social é aprovado

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.