Leia também:
X 46 pessoas recebem vacina da Covid no lugar de dose da gripe

Covid: Saúde considera incluir todas as gestantes em vacinação

Pelas regras atuais, apenas grávidas com comorbidades estão no plano de vacinação

Pleno.News - 16/04/2021 11h36 | atualizado em 16/04/2021 12h12

Verdades e mentiras sobre Estatuto da Gestante Foto: Pixabay

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Medeiros, afirmou nesta sexta-feira (16) que o Ministério da Saúde considera incluir todas as grávidas e puérperas na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Pelas regras atuais, gestantes que apresentem comorbidades estão no plano de vacinação.

Segundo Medeiros, “praticamente todos os especialistas em ginecologia obstetrícia tem uma sugestão e pedem, com bastante força, que todas gestantes entrem nesta recomendação, já estamos em tratativas avançadas”.

Entretanto, o secretário ressalva que “por definição, a gestação é um período trombótico”, ou seja, que favorece a formação de coágulos sanguíneos e a obstrução de vasos sanguíneos.

– Nós temos que ter muito cuidado porque algumas vacinas, mesmo de forma muito rara, estão mostrando alguns efeitos colaterais neste sentido, e a gente sabe que, com grávida, além de se preocupar com ela, tem de se preocupar com o bebê também. Qualquer recomendação para grávidas tem de ser feita com muito cuidado e técnica para não errar. Não podemos nunca esquecer o caso da talidomida na década de 50 – completou o secretário, mencionando medicamento sedativo prescrito com frequência durante meados do século passado, que, entre os efeitos colaterais, apresentava a má-formação de fetos.

Medeiros participou nesta sexta-feira de entrevista coletiva para anunciar a destinação de R$ 248 milhões em ações destinadas a grávidas no país. A presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia sido anunciada para o evento, porém o ministro não compareceu.

Na quinta-feira (15), o Senado aprovou projeto que prevê o trabalho remoto para as funcionárias gestantes durante a pandemia de Covid-19. O projeto segue para a sanção presidencial.

*Estadão

Leia também1 46 pessoas recebem vacina da Covid no lugar de dose da gripe
2 Vacinados contra a covid-19 no Brasil chegam a 25,4 milhões
3 Argentina: Inflação volta a subir em meio a 2ª onda da pandemia
4 Portugal anuncia reabertura de centros comerciais e cinemas
5 Imunizados devem precisar de 3ª dose da vacina, diz Pfizer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.