Leia também:
X Mike Pence, ex-vice dos EUA, é submetido à cirurgia cardíaca

Portugal anuncia reabertura de centros comerciais e cinemas

País entrará na penúltima fase de derrubada do lockdown

Pierre Borges - 15/04/2021 17h27 | atualizado em 15/04/2021 17h43

presidente de portugal, Marcelo Rebelo
Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo Foto: Reprodução

O governo de Portugal anunciou nesta quinta-feira (15) que a situação epidemiológica em relação ao coronavírus permanece estável, o que permite que seja colocada em prática, na próxima segunda (19), a terceira e penúltima fase de derrubada do lockdown, com a reabertura de centros comerciais e de cinemas, além da permissão para que restaurantes sirvam aos clientes no interior do estabelecimento.

– Estamos em condições de dar o próximo passo. Em nosso território, de uma forma geral, podemos, a partir de segunda-feira, entrar na próxima fase de desconfinamento – declarou o primeiro-ministro português, António Costa, em entrevista coletiva após o Conselho de Ministros.

Dessa forma, na próxima segunda começará por lá a terceira fase da saída gradual de mais uma quarentena. Os estudantes com mais de 15 anos retornarão às salas aulas, o que já havia acontecido com os menores. Cinemas, teatros, casas de espetáculos, todas as lojas e centros comerciais serão abertos.

Além disso, os restaurantes, que até agora dificilmente podiam receber clientes e estavam atendendo a pedidos de entrega e retirada, voltarão a receber as pessoas. Já casamentos e batizados serão permitidos com público limitado a 25% da capacidade do local onde são realizados.

As regras se aplicam a praticamente todo o território português, exceto para sete dos 308 municípios, que não passarão para a fase seguinte, ao excederem uma incidência de 120 casos por 100 mil habitantes durante um mês.

Nessas localidades, as regras atuais serão mantidas: as aulas presenciais serão permitidas apenas para menores de até 15 anos e comércios, com estabelecimentos de até 200 metros quadrados com saída aberta à rua, podem funcionar. Cabeleireiros e livrarias estão liberados, mas restaurantes poderão servir apenas nos terraços.

Já quatro outros municípios regressam à fase anterior, a primeira, devido a mais de 240 casos por 100 mil habitantes. Nessas regiões, os alunos do pré-escolar e do ensino fundamental dificilmente terão aulas presenciais, e lojas e restaurantes permanecerão fechados – somente com serviço de entrega ao domicílio. Já salões de beleza continuam funcionando.

Com 829.358 casos de Covid-19 e 16.933 mortes causadas pela doença, Portugal está atualmente em estado de emergência – o mais alto nível de alerta do país – e permanecerá assim pelo menos até o próximo dia 30. As fronteiras entre o país e a Espanha também permanecerão com restrição ao acesso por pelo menos mais 15 dias, sendo permitida a passagem somente de transportadores e trabalhadores predeterminados.

* EFE

Leia também1 Uruguai atinge maior taxa de contágio por Covid do mundo
2 Kajuru dá chilique: "Me tiraram da CPI do Covid"
3 Mãe é intubada após parto e conhece gêmeas após 24 dias
4 Fábrica estofava colchões com máscaras usadas na Índia
5 Onyx: Estados fizeram mau uso de recursos enviados pela União

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.