Socialista Pedro Sanchéz toma posse como premiê espanhol
Cerimônia do novo líder da Espanha não contou com a Bíblia e com o crucifixo pela primeira vez na história
Henrique Gimenes - 02/06/2018 17h45
O novo líder do governo da Espanha, o líder socialista Pedro Sanchéz, tomou posse neste sábado (2) após o antigo, Mariano Rajoy, ter sido destituído do cargo. Um fato, no entanto, chamou a atenção na cerimônia; foi a primeira vez na história em que a a Bíblia e o crucifixo não estiveram sobre a mesa para o juramento.
De acordo com a BBC, foi o própio Sanchéz que dispensou os símbolos religiosos devido à sua própria convicção. O novo primeiro-ministro espanhol é ateu, e, por conta disso, fez o juramento somente diante da Constituição do país. A possibilidade de se usar os símbolos religiosos foi adotada em 2014.
– Prometo, por minha consciência e honra, cumprir fielmente as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, e guardar e fazer cumprir a Constituição como norma fundamental do Estado, assim como manter segredo das deliberações do Conselho de Ministros – afirmou Pedro Sanchéz durante a cerimônia.
A Câmara dos Deputados da Espanha decidiu tirar Mariano Rajoy do cargo após denúncias de corrupção de seu partido. A moção recebeu 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção. Ela precisava de 176 para passar.
Leia também1 Processado pelos pais, homem deixa casa da família
2 África pede restituição de tesouros roubados