Leia também:
X Jornalista mexicano morre na fronteira dos EUA

Presidente da Espanha, Mariano Rajoy, é destituído

Ele foi acusado de negligência após escândalos de corrupção de seu partido

Camille Dornelles - 01/06/2018 08h03 | atualizado em 02/06/2018 17h31

Mariano Rajoy é destituído do cargo Foto: EFE/Javier Lizón

O presidente da Espanha, Mariano Rajoy, do Partido Popular, foi destituído do cargo nesta sexta-feira (1º). A decisão foi tomada pela Câmara dos Deputados da Espanha após denúncias de corrupção de seu partido.

Rajoy foi chamado ao plenário da Casa para acompanhar a votação de uma moção de censura que daria ou não o impeachment. Antes da contagem dos votos, porém, reconheceu que seria destituído.

– Podemos presumir que a moção de censura seguirá adiante. Em consequência, Sánchez será o novo chefe de governo. Serei o primeiro a felicitá-lo. Foi uma honra ser o chefe de governo e deixar uma Espanha melhor do que encontrei – declarou Rajou, pouco antes da votação.

Os contrários justificaram a retirada de Rajoy com o argumento de que o agora ex-mandatário não assumiu as responsabilidades políticas cabíveis depois que a Justiça espanhola condenou o seu partido por participação de um escândalo de corrupção.

A moção recebeu 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção. Ela precisava de 176 para passar. Com isso, o socialista Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), assume o cargo. Ele se torna o sétimo presidente do Governo espanhol e o terceiro socialista desde a restauração da democracia no país, ocorrida em 1977.

A presidente do Congresso, Ana Pastor, comunicará ao rei Felipe VI oficialmente o resultado da votação, que será publicado no Diário Oficial. Após este passo, Sánchez tomará posse como novo presidente do Governo, provavelmente neste fim de semana.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Espanha pede prisão de ex-presidente da Catalunha
2 Vice-presidente da Espanha assume controle da Catalunha
3 Espanha destitui governo independente da Catalunha

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.