Leia também:
X Biden derruba decreto de Trump que proibia militares trans

Biden quer imagem de escrava em cédulas de US$ 20

Iniciativa de estampar Harriet Tubman nas cédulas foi lançada pelo governo de Barack Obama

Pleno.News - 25/01/2021 19h39 | atualizado em 26/01/2021 12h44

Joe Biden, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/KEVIN DIETSCH / POOL

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quer que a imagem da escrava e abolicionista negra Harriet Tubman seja estampada nas cédulas de 20 dólares (R$ 109). A informação foi divulgada pela Casa Branca nesta segunda-feira (25).

– O Departamento do Tesouro está adotando os passos para retomar os esforços para colocar Harriet Tubman nas novas cédulas de 20 dólares. É importante que nossas cédulas, nosso dinheiro, reflitam a história e a diversidade do nosso país. E a imagem de Harriet Tubman em nossas novas cédulas de 20 dólares certamente refletirá isso – informou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em entrevista coletiva.

A iniciativa de estampar Tubman nas cédulas foi lançada pelo governo de Barack Obama, do qual Biden foi vice-presidente.

O governo de Donald Trump herdou essa decisão, que implicava eliminar das cédulas de 20 dólares a imagem do sétimo presidente dos EUA, Andrew Jackson, que teve escravos. O republicano se opôs publicamente à substituição da imagem de Jackson pela de Tubman, que nasceu escrava e, após a fuga, tornou-se famosa pelo trabalho para libertar outros negros.

Embora o governo de Obama tenha determinado que Tubman começaria a aparecer em notas de 20 a partir de 2020, o Departamento do Tesouro de Trump anunciou que este novo desenho monetário não estaria disponível antes de 2028.

Tubman foi uma abolicionista que participou de uma rede clandestina para tirar dezenas de negros do sul do país, arriscando a própria vida.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Biden derruba decreto de Trump que proibia militares trans
2 EUA: Joe Biden vai manter restrição a viagens do Brasil
3 Biden cancela oleoduto e "joga fora" 11 mil postos de trabalho
4 Após ordem sobre 'ideologia de gênero', cristãos criticam Biden
5 Biden promove mudanças no governo pela "diversidade"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.