Leia também:
X Trump volta a falar que EUA precisam de um muro

ONU: Mulheres são principais vítimas do tráfico humano

Dados são referentes a América do Sul. Das vítimas, 31% são meninas

Jade Nunes - 07/01/2019 10h55

Enquanto 55% das vítimas são adultas, 31% são meninas Foto: Pixabay

O tráfico humano na América do Sul tem como principal alvo as mulheres (82%). Na maioria das vezes, elas são destinadas à exploração sexual, informou o Escritório da ONU contra a Droga e o Crime (UNODC) nesta segunda-feira (7) ao divulgar o Relatório Global sobre Tráfico Humano 2018.

De acordo com os dados recolhidos, 55% das vítimas documentadas são mulheres adultas, enquanto 31% são meninas. Já nos casos masculinos, 12% são homens adultos e 6% meninos.

O relatório da ONU, com dados de 2016, indica que na maioria dos casos a vítima é explorada sexualmente (58%), seguida por trabalho forçado (32%).

A ONU afirma que “os países andinos reportam uma proporção particularmente grande no tráfico de crianças”. Na Bolívia e no Peru, foram detectadas mais vítimas infantis do que adultas, enquanto no Equador os menores representam pouco menos da metade do total.

Argentina e Paraguai detectaram um número muito grande – cerca de 50% do total – de vítimas de tráfico para trabalhos forçados, enquanto esse número na Bolívia chegou a 30%.

Apesar de a forma mais conhecida de tráfico humano estar destinada à exploração sexual, outras vítimas trabalham em condições de escravidão em tarefas domésticas ou em setores como a pesca.

A ONU destacou que na Bolívia foram detectadas, entre 2014 e 2017, 170 vítimas de tráfico destinadas a adoções ilegais.

A maior parte dos casos de tráfico humano ou dentro do país ou da própria região sul-americana, seguindo um padrão universal, desde zonas mais pobres para outras mais ricas.

O relatório analisou 24 mil casos documentados em 2016 em 142 países. Em nível global a exploração sexual (59%) continua sendo o crime mais frequente desta escravidão “do século 21”, seguido pelo trabalho forçado (34%).

Na América do Sul, foram detectados em 2016 cerca de 0,7 vítimas por cada 100 mil habitantes.

A ONU destaca que quase todos os países da região têm uma legislação específica sobre tráfico humano em linha com a legislação internacional.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Trump volta a falar que EUA precisam de um muro
2 Nos EUA, mulher em estado vegetativo dá à luz
3 Coletes amarelos fazem novo protesto na França

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.