Leia também:
X Discurso de Giorgia Meloni em defesa da família viraliza

Brasileiro Jarbas Barbosa é eleito novo diretor da Opas

Barbosa vai suceder a dominicana Carissa Etienne

Pleno.News - 28/09/2022 15h39 | atualizado em 28/09/2022 16h26

Jarbas Barbosa ao lado de Tedros Adhanom Foto: EFE/ Jorge Dastis

O epidemiologista brasileiro Jarbas Barbosa foi eleito, nesta quarta-feira (28), como novo diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Até agora vice-diretor da organização, ele obteve 21 dos 37 votos emitidos no quarto turno de um processo realizado durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, que acontece em Washington, onde fica a sede da Opas.

Barbosa vai suceder a dominicana Carissa Etienne, cujo mandato termina no início de 2023 e que na última segunda (26) se despediu da organização que liderou nos últimos dez anos.

A contagem dos votos teve que ser repetida várias vezes devido a dúvidas sobre a transparência do processo expressadas por alguns dos países-membros, como México e Chile, e finalmente foi necessário chegar a um quarto turno devido à falta de consenso sobre os candidatos.

Entre os principais desafios de Barbosa estará assessorar os governos da região durante a recuperação de uma pandemia que ainda deixa milhares de mortos no continente todas as semanas. Os números estão muito abaixo, no entanto, dos registrados pela região durante os picos mais dramáticos da emergência sanitária devido à Covid-19.

O novo diretor da Opas também terá que enfrentar a estagnação das taxas de vacinação para doenças que não são Covid, uma situação que levou à detecção de casos de poliomielite em Nova Iorque e sarampo no Brasil, doenças que eram consideradas superadas.

A Opas é o braço americano da Organização Mundial da Saúde (OMS), encarregado de assessorar os governos e instituições de saúde de seus 35 Estados-membros e quatro países associados.

*EFE

Leia também1 Discurso de Giorgia Meloni em defesa da família viraliza
2 George a colegas de classe: "Meu pai será rei, tomem cuidado"
3 Rainha Elizabeth II fez último pedido à família real
4 Coreia do Norte lança 2 mísseis balísticos no Mar do Japão
5 Furacão Ian se aproxima da Flórida com ventos de 250 km/h

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.