Olimpíadas começarão em 23 de julho do próximo ano
Competição acontecerá quase um ano após a data prevista
Paulo Moura - 30/03/2020 09h48 | atualizado em 30/03/2020 09h52

O Comitê Organizador de Tóquio 2020 confirmou nesta segunda-feira (30) que os próximos Jogos Olímpicos começarão a ser disputados no dia 23 de julho de 2021, quase um ano após a data inicialmente prevista.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva pelo presidente da entidade, Yoshiro Mori, pouco depois de conversar por telefone com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
A nova data foi proposta pelos organizadores levando em conta que era preciso dar “tempo suficiente para a preparação” dos atletas e de outras partes envolvidas. Também havia a preferência de que o evento ocorresse durante um período de férias, segundo Mori.
– Devido à situação do coronavírus, também acreditávamos que era melhor que os Jogos ocorressem no verão (do Hemisfério Norte) – acrescentou o dirigente sobre a necessidade de esperar a situação se normalizar.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio começariam no dia 24 de julho deste ano, mas em 24 de março foi anunciado o adiamento do evento devido à grande disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que provocou o cancelamento de torneios classificatórios, a suspensão de treinos e a restrição de viagens internacionais.
De acordo com o anúncio de Mori, as provas olímpicas começarão em 23 de julho de 2021 e terminarão em 8 de agosto. Já os Jogos Paralímpicos terão início em 24 de agosto e acabarão em 5 de setembro do mesmo ano.
São praticamente as mesmas datas que estavam previstas para 2020, com a antecipação de um dia para que a abertura coincida com uma sexta-feira.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Atletas não perderão vagas já conquistadas nas Olimpíadas
2 Covid-19 causa cancelamento em massa de voos no mundo
3 COI aceitou adiar Olimpíada, diz primeiro-ministro japonês