CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Medicamento defendido por Bolsonaro salva médico

Atletas não perderão vagas já conquistadas nas Olimpíadas

Presidente do COI comentou sobre dificuldades do adiamento

Pleno.News - 28/03/2020 18h51 | atualizado em 28/03/2020 19h33

Grupo comemora vaga para as Olimpíadas do ano que vem Foto: PanamericaPress/CBG/Ricardo Bufolin

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 não mudará a chamada de atletas.

Esportistas que já tinham garantido suas vagas continuarão classificados para o evento. O presidente do COI, Thomas Bach, falou sobre o assunto neste sábado (28).

– Está claro que os atletas que se qualificaram para Tóquio-2020 permanecem qualificados. Isso é uma consequência do fato de que esses Jogos de Tóquio, em acordo com o Japão, continuarão sendo a 32ª edição dos Jogos Olímpicos – disse o dirigente alemão na conta de Twitter da entidade.

Após o adiamento da competição, o COI tem que redefinir quase tudo sobre o evento, como questões comerciais, logísticas e classificação. Muitos torneios classificatórios foram adiados em razão da pandemia.

Na quarta-feira (25), Bach disse que a Olimpíada deverá ser realizada até o verão (no hemisfério Norte) do próximo ano, mas que não está restrita a esse período. Poderia, por exemplo, ocorrer durante a primavera.

No mesmo dia, patrocinadores do evento, entre eles a Coca-Cola e a Intel, decidiram manter seu apoio aos Jogos mesmo com o adiamento.

Atletas também apoiaram a decisão do comitê internacional. Eles vinham pressionando os organizadores, já que a preparação para o evento, com a impossibilidade de uma rotina normal de treinos e a incerteza com relação a torneios classificatórios, estava sendo prejudicada.

Até agora, o Brasil já tem 178 atletas classificados para os Jogos de Tóquio.

*Folhapress

Leia também1 COB se posiciona a favor de adiar Olimpíada de Tóquio
2 Canadá e Austrália anunciam que não vão à Olimpíada
3 Passagem da chama olímpica acontece sem público

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo