Leia também:
X Alemão Manuel Neuer é eleito melhor goleiro do mundo

COI suspende Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno

Motivo foi escândalo de doping de atletas que foi revelado em 2015

Henrique Gimenes - 05/12/2017 17h22 | atualizado em 05/12/2017 17h27

COI suspende Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno Foto: Divulgação

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta terça-feira (5), que suspendeu a Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul. A medida acontece após um relatório revelar, em 2015, um escândalo de doping nos esportes olímpicos do país. Segundo o documento, russos teriam se beneficiado em mais de 30 esportes e diversas competições.

A decisão do COI, porém, permitirá que atletas que estão comprovadamente fora do escândalo possam competir pela bandeira olímpica caso assim desejem. Uma banca formada pelo comitê irá escolher os atletas. Mas, caso estes consigam medalhas, o hino da Rússia não seria tocado.

O Comitê decidiu ainda que a Rússia deverá pagar os gastos com as investigações do escândalo, além de ter que dar uma contribuição de US$ 15 milhões para o Fundo Independente de Testes Antidoping (Independent Testing Authority).

Com a proibição, nenhum membro do Ministério do Esporte da Rússia poderá ser credenciado para os Jogos de Inverno, que começará dia 9 de fevereiro. A decisão também suspendeu o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, da posição de membro honorário do COI.

O COI ainda afirmou que a suspensão pode ser parcial ou totalmente retirada, para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, caso a Rússia respeite e cumpra todas as decisões da entidade.

LEIA TAMBÉM
+ Alemão Manuel Neuer é eleito melhor goleiro do mundo
+ Fred dá testemunho em igreja de Belo Horizonte

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.