Leia também:
X Jezabel: Rei Acabe é atingido por flecha durante combate

Mês do desgosto?! Chegada de agosto gera memes nas redes

Má fama do mês começou na época dos antigos romanos

Rafael Ramos - 01/08/2019 12h45 | atualizado em 01/08/2019 12h47

A chegada do mês de agosto, nesta quinta-feira (1º), foi recebida por uma série de memes na web. Tido por muitos como o mês de desgosto, a alcunha foi obtida há séculos atrás. Alguns historiadores apontam que esse medo surgiu entre os antigos romanos que acreditavam que um dragão cuspindo fogo aparecia no céu durante a noite.

Entretanto, a explicação da lenda tem um viés científico. Durante o mês, a constelação de Leão fica mais visível nos céus. Outra versão vem de Portugal, durante a época dos descobrimentos. Como as caravelas costumavam partir rumo ao Novo Mundo nesse período, popularizou-se a expressão “casar em agosto traz desgosto”.

Alguns acontecimentos históricos também contribuíram para essa má fama do oitavo mês do ano. Talvez, um dos mais marcantes seja o dia 2 de agosto de 1934, que foi quando Adolf Hitler se tornou líder da Alemanha. Onze anos depois, Hiroshima e Nagazaki foram atacadas pelas bombas atômicas nos dias 6 e 9.

Agosto também foi uma época agourenta na política brasileira. No dia 24 de agosto de 1954, o então presidente Getúlio Vargas cometeu suicídio. E, em 21 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou à Presidência.

Mas nem só de agouros vive o mês. Nas redes sociais, ele ganhou o status de mês mais longo do ano por não ter nenhum feriado e dar a impressão de demorar a passar. No Twitter, a expressão Que Agosto ocupa uma das principais posições entre os assuntos mais comentados.

Leia também1 Bolsonaro celebra 7 meses de mandato "no caminho certo"
2 10 novelas polêmicas que a TV Globo prefere esquecer
3 Cristã relembra como Sandy e Junior marcaram sua infância

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.