Leia também:
X Criador de O Menino Maluquinho, escritor Ziraldo morre aos 91 anos

Familiares, fãs e personalidades vão ao velório de Ziraldo no Rio

Cerimônia acontece no Museu de Arte Moderna da capital fluminense

Paulo Moura - 07/04/2024 12h26 | atualizado em 08/04/2024 15h50

O corpo do desenhista e escritor Ziraldo está sendo velado desde a manhã deste domingo (7) no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Aberta ao público, a cerimônia já recebeu diversas personalidades e também fãs do artista. Ziraldo morreu dormindo, na tarde deste sábado (6), em sua casa, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio. O sepultamento está marcado para ocorrer às 16h30.

Uma das filhas de Ziraldo, a cineasta Daniela Thomas, relatou que tem como um de seus maiores orgulhos o fato de o trabalho do pai ter atravessado diversas gerações.

– Meu pai é uma pessoa cuja obra tem uma grande conexão com as pessoas. Naquelas filas enormes das bienais vinham o avô, o filho e o neto e, às vezes, o bisneto. Todos com um livro esmagado, lido, usado. E isso é lindo! – ressaltou.

Durante o velório, Daniela, que também é curadora artística do Instituto Ziraldo, instituição que administra o acervo visual e intelectual do desenhista, pediu ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que uma estátua de Ziraldo seja colocada ao lado da estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade, hoje localizada na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Paes, por sua vez, definiu Ziraldo como “um mineiro que mudou o Rio” e disse que ele terá todas as homenagens possíveis.

– Ziraldo é um mineiro que marcou a história do Rio de Janeiro e construiu um legado, de educador, de homem da cultura e de pessoa interessante que era. Uma vida bem vivida – afirmou o prefeito.

Ao longo da manhã, personalidades como o jornalista e escritor Zuenir Ventura; os outros dois filhos de Ziraldo, Fabrízia Alves Pinto e Antonio Pinto; além de diversos fãs estiveram no MAM. Inicialmente, a cerimônia aconteceria na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro, mas a família decidiu pela troca do local. O sepultamento será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

SOBRE ZIRALDO
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, na cidade mineira de Caratinga. Irmão mais velho de uma família de sete filhos, Ziraldo foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). O artista teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas 6 anos de idade, em 1939, no jornal A Folha de Minas.

A carreira profissional dele, porém, começou na revista Era uma vez, na década de 50. Em 1954, o escritor passou a fazer uma página de humor no mesmo A Folha de Minas em que havia estreado. Em 1957, ele entrou para o time das revistas A Cigarra e, depois, O Cruzeiro.

Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.

Foi na década de 60, porém, que Ziraldo lançou seu primeiro grande sucesso, a Turma do Pererê, primeira revista brasileira em quadrinhos com um só autor. Duas décadas depois, mais especificamente em 1980, o desenhista lançou o maior fenômeno de sua carreira, O Menino Maluquinho, considerado um dos maiores sucessos do mercado editorial brasileiro de todos os tempos.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.