Trump anuncia retaliação ao Brasil por desvalorizar o real

Presidente dos Estados Unidos criticou economia brasileira

Pleno.News - 02/12/2019 10h25

Presidente Donald Trump Foto: EFE/EPA/Oliver Contreras

O presidente norte-americano Donald Trump fez críticas duras à economia brasileira nesta segunda-feira (2). Ele acusou o governo de desvalorizar o real propositalmente para se beneficiar do dólar em alta.

Para Trump, porém, a medida prejudica os agricultores norte-americanos. Como retaliação, o líder dos Estados Unidos prometeu restaurar tarifas do aço e do alumínio. Atualmente o dólar está cotado em R$ 4,23, beirando valores históricos.

– Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. o que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas em todo aço e alumínio enviado para os Estados Unidos a partir desses países.

Ele também criticou o banco central americano, chamado de Fed.

Trump anuncia retaliações pela desvalorização do Real Foto: Reprodução

– O Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) também deve agir para que os países, dos quais existem muitos, não aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa – criticou.

LEIA TAMBÉM+ Alta do dólar faz Petrobras subir preço da gasolina
+ Bolsonaro comenta dólar: "Dei carta branca para Guedes"
+ Dólar chega a R$ 4,26 e bate recorde histórico nesta terça


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo